01 OUT 2013
Escolas de samba rejeitam apoio de R$ 400 mil oferecido pela Prefeitura de Valinhos

Três das cinco escolas de samba inscritas para participar do carnaval 2014 na cidade de Valinhos rejeitaram apoio financeiro oferecido pela Prefeitura, no valor de R$ 400 mil (R$ 80 mil para cada agremiação), por considerá-lo insuficiente. A decisão foi anunciada na noite de segunda-feira, durante entrevista coletiva no Paço Municipal, convocada pelo secretário de Cultura Wilson Ventura.

As negociações foram realizadas ao longo do mês de setembro. A Prefeitura ofereceu, inicialmente, uma ajuda de R$ 70 mil a cada escola de samba. A maioria insistiu em uma subvenção de R$ 90 mil. "Diante da grave situação financeira da Prefeitura, conseguimos chegar ao limite de R$ 80 mil, mas apenas as escolas Arco Íris e Moinho Velho aceitaram a proposta. As escolas Leão da Vila, Unidos da Madrugada e Mocidade Independente foram contrárias", explicou Ventura.

"Diante do compromisso de respeitar a decisão da maioria, o carnaval de 2014, portanto, não terá a presença de escolas de samba em Valinhos", anunciou, oficialmente, o secretário de Cultura, que considerou a postura dos carnavalescos "madura e responsável". Para Ventura, "os dirigentes das escolas de samba não quiseram comprometer a qualidade que sempre marcou o desfile de Valinhos, o que é absolutamente compreensível por parte do governo municipal".

Esta é a segunda vez que as escolas valinhenses decidem não participar do carnaval. Em janeiro, no início do atual governo, os carnavalescos chegaram à conclusão de que não haveria tempo suficiente para a preparação do desfile. Com aquela decisão, a festa de 2013 foi cancelada. Agora, os problemas estão ligados exclusivamente à questão econômica.

Depoimentos
Confira como os representantes das escolas de samba presentes à coletiva se manifestaram:

Marcelo Severo (Unidos da Madrugada):
"Nós realmente declinamos do carnaval de rua de 2014, porque temos um consenso: temos que cuidar das nossas finanças. E a atual situação apresentada pela administração pública para nós não seria viável. Eu teria problemas financeiros que a princípio não posso ter. Então, em razão disso, nós preferimos tocar para frente, para 2015, e. logo no início de 2014, fazermos reuniões para a organização [do desfile de 2015] com o secretário [Wilson Ventura]. Essa é a nossa posição para o Carnaval de 2014".

Paulo Monteiro (Leão da Vila):
"Seguindo a mesma linha de raciocínio da Unidos, o Leão da Vila também preferiu declinar em função da necessidade de conter, além das contas, insalubridade financeira da escola. Realmente as condições financeiras da Prefeitura não estão boas. A gente entende o lado da Prefeitura. Além de representante de escola, eu sou um munícipe. Os impostos são a gente mesmo que paga. Tanto a prefeitura como as escolas de samba devem à população a obrigação financeira de mostrar a transparência e também de manter um carnaval de alto nível, dentro dos anseios da comunidade... De qualquer forma queremos reiterar o trabalho que a gente já vai iniciar e, com a promessa do secretário em nos reunir com mais antecedência para o ano que vem, a gente vai se preparar pra gente poder tocar o carnaval e não depender somente da verba do município. Essa é a nossa ideia para tentar no ano que vem reverter esse quadro. Não vamos medir esforços".

Adriano Tonon (Arco Íris):
"É exatamente isso: não dá pra gente comprometer a qualidade do desfile. Não dá pra gente arcar com prejuízo financeiro no final, pois somos uma empresa e não temos condições para isso. Desde já avisamos que estamos juntos no projeto para o Carnaval de 2015. Vamos conversar na diretoria para saber se a gente vai tentar em 2014 fazer alguma coisa paralela, uma coisa simples, não temos quadra. Quero agradecer o apoio de todas as escolas. A conversa foi boa e estamos juntos para 2015".

Versa Sus (Mocidade Independente):
"Com relação às nossas reuniões, eu quero dar os parabéns ao secretário [Wilson Ventura]: sabe falar, soube comandar. Saí feliz pela união de todos nós. Então, para preservar toda essa história de Valinhos no carnaval da região e para preservar a imagem da nossa escola também, a gente determinou por isso, pois, fazendo as contas, não tínhamos como colocar o carnaval na rua condições com esse valor que a gente já não conseguia dois anos atrás. Peço desculpas. Gostaria muito de colocar a nossa escola mais uma vez na avenida, mas, infelizmente, e por preservar tudo, e todos nós fizemos isso com dor no coração".

Cleverson Benini (Moinho Velho):
"O Moinho aceitou a proposta da Prefeitura para que não houvesse esse tempo parado no carnaval. Mas também ficamos aliados a outras escolas para o carnaval de 2015".