26 ABR 2023
MOBILIDADE URBANA
Valinhos intensifica conscientização no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Programação especial também faz parte do calendário de aniversário da cidade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoverá a partir do dia 2 diversas ações em comemoração ao “Maio Amarelo”, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito. A programação conta com palestras, Escape Room, minicircuito e cidade inflável infantil, além de ampliação do credenciamento para vagas preferenciais de estacionamento.

Em 2023, o movimento internacional Maio Amarelo completa 10 anos com o tema “No trânsito, escolha a vida”. Em Valinhos, a programação foi desenvolvida também em comemoração ao aniversário da cidade, que será celebrado no dia 28 de maio.

“Por meio das ações de conscientização que já desenvolvemos, somadas aos investimentos da Prefeitura em sinalização e outras melhorias, conseguimos reduzir em 12% o número de multas em Valinhos em 2022. Motoristas responsáveis significam menos infrações e mais segurança nas ruas da nossa cidade. É com esse pensamento que programamos o Maio Amarelo”, pontuou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos, várias equipes farão panfletagem na área central para abrir a campanha e haverá entrega de balas personalizadas e folders educativos.

Também estão agendadas palestras em empresas, supermercados e escolas sobre segurança no trânsito e respeito às vagas preferenciais. Haverá ainda cadastramento para a emissão de credencial de vaga de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência e fibromialgia no Centro de Convivência do Idoso.

O destaque é no último final de semana do mês, quando é comemorado o aniversário de Valinhos. A programação contará com uma cidade inflável de trânsito e o tradicional minicircuito infantil, uma pista onde as crianças, em uma bicicleta, poderão experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o “Pare”, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estará presente também com um minicircuito com óculos simulador e o Escape Room, uma experiência que acontece dentro de um caminhão e consiste em uma ação lúdica colaborativa, que agrega informações e conhecimento por meio de uma experiência imersiva e divertida. A atividade é ligada a temas que interferem na segurança no trânsito como, por exemplo, direção sob influência do álcool, uso do celular ao volante e travessia fora da faixa de pedestres.

Ao longo do mês, faixas também serão colocadas em 12 pontos da cidade com frases sobre a importância do respeito à sinalização do semáforo, faixa de pedestre e limite de velocidade, além do uso de cinto de segurança e do celular durante a condução. Mensagens educativas também serão divulgadas em outros canais.

Programação Maio Amarelo

2 de maio
Abertura do Maio Amarelo com panfletagem no trânsito
Local: Cruzamento da Rua Antônio Carlos com a Av. Independência