30 SET 2013
Reservatório de 1 milhão de litros garante água durante a estiagem na região da ETA II

Menos de um mês depois de entrar em operação, o Reservatório R9B já registra resultados mais que satisfatórios para a região de abrangência da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que atende a 60% do município. Em plena estiagem, o reforço de 1 milhão de litros aumentou o nível de reservação em mais de 25%, beneficiando bairros mais altos, como Jardim Pinheiro, Vila Santana, Fonte Nova e Ana Carolina, afastando praticamente os riscos de desabastecimento.

O R9B foi interligado à rede no primeiro semestre de 2013, depois de passar por impermeabilização, limpeza, desinfecção e testes de resistência da estrutura ao longo de quatro meses até a integração definitiva à rede.

Além do R9B, outros três reservatórios construídos por empreendedores nos últimos anos em cumprimento a diretrizes determinadas pela legislação municipal aguardavam apenas a interligação à rede. Di Nápoli, de 750 mil litros, que entrou em operação em março e reforçou a oferta de água à região do São Marcos, São Luiz e Santa Maria de 40 mil para 790 mil litros. Le Village, de 600 mil litros, foi conectado em maio e Cerejeira, de 450 mil litros, entrou em operação em junho, elevando a capacidade de armazenamento de água em 1,2 milhão de litros na cidade.

O DAEV planeja para breve a retomada da construção do R9C, de 1 milhão de litros, que a empresa vencedora da licitação abandonou as obras ainda na fundação, e buscar verbas para erguer outro reservatório de 1 milhão de litros nos altos do Jardim América II.