29 JUN 2023
MOBILIDADE URBANA
Capitã Lucimara abre 86ª Fórum Paulista de Mobilidade Urbana em Valinhos
No primeiro dia evento discute temas como a criação do SUS ao transporte coletivo e atualizações do Código de Trânsito Brasileiro

O 86ª Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana em Valinhos teve início nesta quinta-feira (29). A reunião acontece no Teatro Darci Rossi e conta com a participação de mais de 300 pessoas, representando cerca de 100 municípios. A prefeita Capitã Lucimara Godoy prestigiou a abertura do evento, que continua amanhã (30).

“As relações sociais, de trabalho e de lazer acontecem graças à mobilidade urbana, com as ruas, calçadas e sinalizações, que fazem com que cada munícipe tenha segurança para se deslocar. Nossa administração tem clareza da importância do poder público em cada um dos segmentos, principalmente o da mobilidade, pilar fundamental e que na nossa cidade vem trabalhando arduamente com foco em resultados”, afirmou.

O secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos, lembrou que é a segunda vez que Valinhos recebe o Fórum Paulista. “Que ao final desses dois dias de debates, possamos chegar a conclusões que melhorem a vida dos munícipes de nossas cidades. Nosso desafio é pensar em um município com excelência em mobilidade para todas as pessoas”, comentou.

“Quero agradecer a prefeita Capitã Lucimara pelo apoio e a todos aqui envolvidos com mobilidade urbana, que vai deixar de ser apenas urbana, já que discutiremos um tema importante que é a mobilidade rural, levantado pelo secretário Redcliff. Isso mostra a amplitude da mobilidade e que ela não tem que ser restrita a uma nomenclatura, ela tem que ser universal”, destacou Valdecir Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista de Mobilidade.

Neste primeiro dia serão abordados temas como a criação de um SUS ao transporte público; regulação de mototáxi e motofrete; atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), propostas, políticas e programas voltados à educação de trânsito e sinalização viária, além de inovações tecnológicas. Na sexta-feira (30) serão discutidos mobilidade rural e turismo urbano. Na sequência, os participantes farão uma visita técnica para conhecer as áreas rurais de Valinhos.

Estiveram presentes também Eduardo Aggio De Sá, diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP); Joubert Fortes Flores Filho, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos; Francisco Christovam, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU; e Carlos Miranda, o Vigilante Rodoviário.

Ações em Mobilidade Urbana

Valinhos vem se destacando no desenvolvimento de ações para melhorar a mobilidade urbana do município, como a troca de placas de logradouros, revitalização da sinalização de trânsito através de pinturas de solo, substituição de placas e semáforos, implantação de vagas especiais ao redor de todas as escolas municipais e unidades de saúde e ampliação dos horários do transporte público.

Foram instaladas ainda estações de manutenção de bicicletas em áreas públicas e botoeiras sonoras em semáforos de travessia de pedestres para auxiliar pessoas com deficiência visual. Mais recentemente a aquisição de um sensor de contagem de veículos para coletar dados do trânsito também veio para somar nos projetos.

Além disso, a Prefeitura vem trabalhando de forma intensa na conscientização e promoção da educação no trânsito aos munícipes, através de ações como minicircuito infantil, palestras educativas, ativações e panfletagem em pontos estratégicos da cidade e programas de educação no trânsito nas escolas.
Local: Valinhos