19 SET 2013
Raiva animal: Desde 2004, Valinhos registra casos positivos em morcegos

A Secretaria Municipal de Saúde, de Valinhos, mantém a campanha de vacinação contra a raiva animal em vários bairros do município nos próximos dias 21, 22, 28 e 29 de setembro.

A vacinação foi iniciada no último dia 05 de agosto nos bairros da área rural de Valinhos e, desde o último final de semana, a campanha alcançou a região central da cidade, sendo vacinados até o momento mais de 7.600 cães e gatos.

Segundo a médica veterinária Lúcia Feltrin, do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, desde 2004 o município de Valinhos registra casos positivos de Raiva em morcegos, o que indica que há circulação do vírus em nossa cidade.

"Por isso, é de extrema importância que os donos de cães e gatos levem seus animais para vacinar contra a raiva, uma vez que esta é a maneira mais eficaz de se prevenir tão grave enfermidade", alerta Lúcia.

"Neste ano de 2013 foram registrados casos de raiva em bois e cavalos no município de Campinas, em bairros limítrofes a Valinhos, portanto devemos ficar alertas à possibilidade de ocorrência da doença", acrescenta.

Saiba mais - A Raiva é uma doença viral grave que pode acometer todos os mamíferos, incluindo seres humanos, sendo, portanto, uma zoonose (= doenças transmitidas entre homens e animais). Possui alta letalidade, sendo mortal tanto para o homem quanto para os animais. A transmissão ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Centro de Zoonoses de Valinhos pelos telefones 3829-2197 ou 3829-1252.