19 SET 2013
Projeto de filmes gratuitos em Valinhos exibe 'Canta Maria' e o curta 'Imminente Luna'

O projeto de filmes gratuitos realizado pela Prefeitura de Valinhos, em parceria com o MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo) exibe na próxima terça-feira (24) o curta Imminente Luna e o longa metragem Canta Maria. A sessão de cinema será realizada às 19 horas, no Centro Cultural 'Vicente Musselli'.

O curta "Imminente Luna", com direção de Maurício Lanzara, conta a história de Ernesto e Mathias, dois velhos, que dividem um quarto num asilo. Ernesto não sai da cama. Mathias olha para fora e conta tudo o que vê. Ernesto, rabugento e introspectivo, vai aos poucos se envolvendo nas histórias contadas por Mathias.

"Canta Maria", longa dirigido por Francisco Ramalho Júnior, tem a atriz Vanessa Giácomo no papel principal e é baseado em um romance passado no final dos anos 30, no nordeste brasileiro. A história narra os amores da órfã Maria, que se apaixona por Filipe, um amansador de cavalos. Ele mora num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que também acaba se encantando pela jovem. O ciúme de Filipe destrói essa paixão, separando-os.

"Com uma seleção especial de filmes, este projeto apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do Estado para promover o acesso ao cinema e a formação de público", explica o secretário Wilson Ventura. O Centro Cultural está localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 627, no Jardim Santo Antonio. Informações podem ser telefone 3871-3646.

Imminente Luna
2000, 25 min
Direção Maurício Lanzara
Elenco Raul Cortez, Bruno Alves, Emílio di Biasi e Luís Melo
Classificação 12 anos
Ernesto e Mathias são dois velhos que dividem um quarto num asilo. Ernesto não sai da cama. Mathias olha para fora e conta histórias que vê. Ernesto, rabugento e introspectivo, vai aos poucos se envolvendo nas histórias que Mathias lhe conta.

Canta Maria
Brasil, 2006, 94 min
Direção Francisco Ramalho Júnior
Elenco Marco Ricca, Vanessa Giácomo, Edward Boggiss, José Wilker, Rodrigo Penna e Aloísio de Abreu
Classificação 14 anos
Baseado em romance passado no final dos anos 1930 no Nordeste brasileiro, o filme narra os amores da órfã Maria. Ela se apaixona por Filipe, um amansador de cavalos que vive num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que se encanta pela jovem. O ciúme de Filipe destrói essas paixões, separando-os.