19 SET 2013
Membros do CMDPCD reúnem-se com prefeito de Valinhos e apresentam reivindicações

Para marcar do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência a ser comemorado neste sábado, dia 21, membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência reuniram-se com o prefeito Clayton Machado nesta quinta-feira, dia 21, para apresentar uma pauta de reivindicações.

O grupo esteve representado pela presidente Lisandra Souza, oito membros e a primeira presidente do CMDPCD e atual colaboradora, Regina Augusta Donadelli. Fundado em 2007, o órgão tem por atribuição estabelecer diretrizes de apoio às pessoas com deficiência, em busca de integração social, igualdade de direitos e participação plena na sociedade.

A principal solicitação apresentada diz respeito à criação de uma coordenadoria na Prefeitura para cuidar especificamente de ações voltadas às pessoas com deficiência. Segundo o conselho, a estimativa é de que 15% da população do município, calculada em mais de 116 mil, possui algum tipo de deficiência.

O prefeito se mostrou aberto à reivindicação e se comprometeu a solicitar ao Jurídico da Prefeitura que analise a proposta para a elaboração de Projeto de Lei nesse sentido. Clayton Machado salientou as adequações que precisam ser efetuadas na Administração Municipal para atender a atual demanda do município.

"Só não fizemos até agora por conta das dificuldades financeiras do município, porém já estamos trabalhando para reverter essa situação", afirmou o prefeito, ressaltando a importância do papel dos Conselhos Municipais. "Um governo que valoriza os Conselhos só tem a ganhar, porque são órgãos fiscalizadores", destacou.

A presidente do CMDPCD aproveitou para informar ao prefeito que no início do ano o órgão apresentou um Plano de Ação às secretarias municipais de políticas públicas com relação à inclusão, acessibilidade e outras questões ligadas às pessoas com deficiência nas diversas áreas do poder público.