10 AGO 2023
GABINETE DA PREFEITA
Alunos do Colégio Inovati visitam Prefeitura de Valinhos
Alunos durante visita ao gabinete da prefeita Lucimara Godoy.

Projeto tem como objetivo levar estudantes para conhecer a instituições de perto

A tarde de quarta-feira (9) foi diferente e especial para 26 alunos do 5º ano do Colégio Inovati. Eles saíram da sala de aula e conheceram de perto como funciona a Câmara Municipal e a Prefeitura.

As visitas foram feitas a convite do vereador Gabriel Bueno, que foi aluno da instituição. No Paço Municipal, foram recepcionados pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, acompanhada da Chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim e do secretário de Governo, Crislânio Lopes.

Com idades entre 10 e 11 anos, os estudantes deram uma verdadeira aula de desenvoltura. Quiseram saber tudo sobre como funciona os poderes Legislativo e Executivo e aproveitaram o encontro com a prefeita para trazer sugestões que visam ainda mais melhorias para Valinhos.

“Tive a felicidade de receber em meu gabinete a visita desses 26 alunos e o vereador Gabriel Bueno. Foi uma grande satisfação. Eles trouxeram demandas dos bairros onde moram e vamos sem dúvida cobrar os secretários para atendê-los. É sempre uma alegria poder receber as crianças, com todo o carinho que trazem, o olhar delas e suas opiniões. E nosso trabalho continua”, disse a prefeita.

Os alunos perguntaram a capitã Lucimara sobre as ações realizadas pela Prefeitura nas áreas da saúde, segurança, trânsito e manutenção e a prefeita explicou quais são as prioridades da administração, como as secretarias atuam, como os recursos chegam, entre outras informações.

“Estamos trabalhando em sala de aula a questão da cidadania, dos direitos e deveres de cada um, sobre democracia, voto, três poderes e marcamos essa visita para eles conhecerem de perto como funciona a Prefeitura. Tirar essa distância entre os órgãos do governo e a realidade deles é muito importante. Mostramos que eles, como cidadãos, podem e devem participar, dar a opinião”, disse a professora Louise Peçanha Santana que, juntamente com a professora Luísa Elaine de Fátima Pereira, desenvolve o projeto.

“Acho muito importante essa proximidade das crianças com as nossas autoridades. Isso desperta o censo de cidadania. Foi assim que despertou minha consciência para a política”, explicou o vereador Gabriel Bueno.

A aluna Ana Júlia Musselli Molonha, de 10 anos, aprovou o passeio. “Eu sempre venho aqui quando a minha mãe vem pra fazer alguma coisa. Mas esta é a primeira vez que venho com os meus amigos da escola. Gostei muito daqui e da prefeita, que tem um sorriso muito bonito e é bem legal”, disse.

“Hoje eu tive uma oportunidade única vindo aqui na Prefeitura. Gostei de tudo. Gostei muito de conhecer de perto nossa prefeita que tirou todas as nossas dúvidas”, falou o aluno Daniel Freire Barbagalla, de 10 anos.

“Foi muito bom vir aqui e discutir os problemas da cidade e as melhorias com a prefeita, que é uma pessoa muito legal e gentil. Tenho certeza que ela vai fazer tudo o que a gente pediu”, contou a aluna Maria Carolina Rosseto Shumacher.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos