19 SET 2013
Prefeito Clayton destaca "1ª Edição Interior" da Expo Circuito das Frutas em Valinhos

Presente nas discussões que envolvem o fortalecimento do turismo regional, o prefeito Clayton Machado, de Valinhos, voltou a elogiar a iniciativa dos organizadores da Expo Circuito das Frutas em promover a quarta edição do evento - e primeira "edição interior" - em Valinhos, entre os dias 25 e 27 de Outubro, no Parque Municipal 'Mosenhor Bruno Nardini'. O tema foi debatido no último dia 13, durante encontro dos prefeitos das cidades que compõem o Circuito, em Jundiaí.

Além de Clayton Machado, estiveram presentes o prefeito da cidade anfitriã, Pedro Bigardi, João Fattori (Itatiba); Roberto Zem (Morungaba); e representantes dos demais prefeitos dos municípios integrantes, entre eles o diretor do Departamento de Turismo de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo.

O Circuito das Frutas compreende uma região formada por dez municípios limítrofes: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, que têm nas suas economias uma forte presença do setor rural, principalmente da fruticultura, com foco no turismo rural.

"O Circuito das Frutas, que conta com as 10 cidades circunvizinhas, na avaliação dos prefeitos está cada dia mais consolidado, com ações conjuntas para valorizar as ofertas turísticas e aumentar a demanda de turistas nesta região. Estes dez municípios juntos têm tido mais força para buscar recursos e investimentos no setor a exemplo da realização da Expo Circuito das Frutas que será realizada em Valinhos", destacou Clayton Machado.

Mapeamento - Nesta terça-feira, dia 17, houve em Valinhos um novo encontro com membros da Secretaria de Turismo do Estado, representantes dos municípios, além dos secretários municipais de Valinhos Wilson Ventura (Cultura e Turismo) e Juninho Andrade (Arquivo e Patrimônio), visando a organização da 4ª Expo Circuito das Frutas que terá entrada franca.

Eles mapearam o Parque Municipal a fim de definir os locais para as variadas atrações que comporão o evento. A ação conta ainda com o apoio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Circuito das Frutas e Associação dos Produtores Rurais do Circuito das Frutas.

Entre as atividades a serem promovidas estarão exposição e venda de frutas, vitivinicultura, artesanato, praça de alimentação, atrações culturais, fazendinha, brinquedos infláveis, shows, passeios turísticos, workshops de culinária, entre outros.

FREMITUR - Outro assunto discutido no encontro entre os prefeitos, em Jundiaí, foi a necessidade do agendamento de uma reunião com os membros da Fremitur (Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico), presidida pela Deputada Estadual Célia Leão. O objetivo será demonstrar o interesse dos municípios de pleitearem o título de 'Município de Interesse Turístico' ou de 'Estância Turística', a fim de obterem recursos para investimentos no setor.