18 SET 2013
Aos 92 anos, morador de Valinhos se matricula para aprender informática

Aos 92 anos, João Brocchi acredita que tem muito a aprender, mas também é um exemplo de que a idade avançada pode ser motivo de orgulho e exemplo de sabedoria. Ele é um dos 80 alunos do novo curso de informática básica iniciado nesta segunda-feira, dia 16, na Biblioteca Municipal 'Mário Correa Lousada', promovido pela Prefeitura em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, por meio do projeto 'Caia na Rede'.

O aposentado participa pela primeira de um curso de informática e diz estar "maravilhado com as possibilidades oferecidas pela alta tecnologia". O curso, com aulas também de internet, é aplicado em computadores de última geração conectados à ultrarrápida internet 4G, em parceria com a ON Telecom, sendo a biblioteca de Valinhos a primeira do país a oferecer esta tecnologia nas aulas de inclusão digital.

Perguntado sobre qual o segredo para tanta disposição, senhor João é categórico: "Nunca pare de trabalhar. Trabalhe até mesmo como voluntário, como fiz por vários anos na Arquidiocese de Campinas. E, o que é mais importante: nunca pare de aprender".

"No passado não precisei usar computador, pois como industriário sempre tive quem fazia para mim. Agora quero saber usar o computador sozinho e postar, em meu blog, os poemas, cartas e canções que escrevo em homenagem a minha amada Amelinha, falecida há quatro anos", acrescentou o valinhense, que para isso tem contado com a ajuda de um neto. "Mas ele está sempre com pressa", lamenta.

João Brochi destaca que reside em Valinhos há pouco menos de um ano, com um dos filhos, e soube da promoção do curso ao se cadastrar há cerca de três meses como usuário da biblioteca.

"Participar deste curso é uma grande oportunidade. Quero aproveitar tudo", completa João que fez questão de estar na abertura do projeto 'Caia na Rede' no último dia 30 de agosto na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Governador 'André Franco Montoro', no Bom Retiro, onde o sinal 4G também está disponível, assim como na EMEB 'Orestes Quércia', no Jardim Paraíso.

Outras quatro escolas municipais: 'Tomoharu Kimbara', no Macuco; 'Horácio de Salles Cunha', no São Bento do Recreio; 'Dom Bosco', no Jardim São Marcos; 'Vice-prefeito Antônio Mamoni', no Jardim das Figueiras, contam com o 'Caia na Rede', com a rede convencional de internet, até que o sinal da ON Telecom alcance também essas regiões.

Oportunidade - Assim como o aposentado João, outros alunos da Terceira Idade aproveitam a chance de aprender informática, como o casal Nadir e Odair Martelli, de 65 e 70 anos, respectivamente. "Sempre fazemos tudo juntos e não poderia ser diferente agora. Este curso é uma grande oportunidade para nós. Hoje em dia, saber lidar com o computador é uma questão de necessidade", dizem.

A sala de aula conta com todos os equipamentos necessários já instalados e é apta a receber até oito alunos por turma, pelo período de dois meses e meio. Foram formadas turmas por faixa etária e especiais para idosos. O curso tem duração de 40 horas e é aplicado por monitores capacitados pelo projeto, como o estagiário da Prefeitura, Alan da Silva Lima, 23 anos, selecionado especialmente para integrar o projeto. "É uma experiência nova para mim também. Além dos alunos de várias faixas etárias, dar aulas aos idosos é um prazer, pois eles são muito aplicados", diz.

Grande procura – Em pouco mais de uma semana das inscrições abertas, as 80 vagas para as aulas gratuitas de iniciação à informática na Biblioteca Municipal foram rapidamente preenchidas e encerradas no último dia 13.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, os interessados em participar do curso podem mesmo assim deixar seus nomes em lista de espera. "Aqueles que ainda tiverem interesse podem deixar seus contatos telefônicos para serem incluídos para a próxima fase que deve ser iniciada em dezembro", explica o secretário Wilson Ventura ao destacar que o objetivo é capacitar cerca de 150 pessoas no primeiro ano do projeto. A Biblioteca Municipal fica na Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro. O telefone para informações é o 3871-6022.

Saiba mais – Criado em 2005 pela Fundação Odebrecht e implantado pela Concessionária Rota das Bandeiras nos municípios do Corredor Dom Pedro a partir de 2012, o 'Caia na Rede' beneficia crianças, jovens, adultos e idosos com aulas gratuitas de inclusão digital. Até 2017 está prevista a abertura de 150 salas de aula com 1.600 computadores, capacitação de 300 professores e de 32 mil alunos nos 17 municípios do trecho sob responsabilidade da Rota das Bandeiras.

A instalação das salas, os equipamentos e o treinamento dos instrutores são fornecidos pela Concessionária, com investimentos estimados em R$ 3,6 milhões. Além de Valinhos, o programa já foi implantado em Igaratá, Bom Jesus dos Perdões, Itatiba, Conchal, Artur Nogueira, Mogi Guaçu e Atibaia. A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.