18 SET 2013
Valinhos lança nesta 4ª feira a inédita campanha 'Pedestre, eu respeito'

A Prefeitura de Valinhos abre nesta quarta-feira, dia 18, a Semana Nacional do Trânsito, com o lançamento da campanha 'Pedestre, eu respeito'. De iniciativa da Secretaria de Transportes e Trânsito, com o apoio da Secretaria da Educação, a atividade será realizada no saguão do Paço Municipal, a partir das 17 horas. A proposta é estimular condutas de respeito e segurança entre pedestres e motoristas.

A campanha, que deverá se estender por um mês, contará com palestras em empresas e escolas municipais e particulares, além de blitze educativas inicialmente em faixas de pedestres de três regiões do Centro da cidade, onde há maior fluxo de pedestres, como nas proximidades do CAUE (Centro de Atendimentos de Urgências e Especialidades), da Prefeitura e da FAV (Faculdades de Valinhos). Nesta ação, agentes de trânsito orientarão motoristas e pedestres quanto a importância da sinalização e do respeito às leis.

"A ideia é construir uma nova mentalidade para uma convivência segura entre todos. Vamos alertar os pedestres para que eles estejam mais atentos, pois é comum verificar, especialmente entre os mais jovens, o uso de fones de ouvido, que prejudicam a atenção durante a travessia. Por outro lado, os motoristas também precisam respeitar a passagem dos pedestres, que são mais vulneráveis, principalmente os idosos, e as regras", diz a coordenadora do Programa Municipal de Educação e Segurança no Trânsito, a educadora da rede municipal, Rosimery Eloy.

"Inclusive, vamos tratar da necessidade dos adultos conduzirem as crianças pelo pulso, não pela mão, durante a travessia, pois é mais seguro conforme as normas de trânsito. É o maior, protegendo o menor", completa. A campanha 'Pedestre, eu respeito' faz parte do Programa Municipal de Educação e Segurança no Trânsito e integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que será promovida de 18 a 25 e determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Saiba mais sobre a Semana – Além do lançamento da Campanha, a Semana Nacional do Trânsito será comemorada em Valinhos com uma série de atividades que envolverão a comunidade em ações preventivas e de conscientização. Haverá o apoio da CCR AutoBAn que desenvolve o Programa Estrada para a Cidadania e fará blitz educativa com entrega de cartas escritas em sala de aula pelas crianças; participação dos alunos das escolas municipais no 'circuito de trânsito' e na 'minicidade' em que aprenderão as regras de trânsito.

Também está programada reunião com condutores do transporte escolar e ação educativa no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) 'Airton Sena da Silva' com passeio ciclístico, ginástica, cantinho da leitura e pintura para as crianças (veja programação completa abaixo).

"Esta semana é muito útil, pois é a oportunidade que temos para divulgação de medidas e comportamentos de segurança no trânsito e até por ser de âmbito nacional, tem a mídia toda engajada na divulgação. Por isso, é um ótimo momento para se iniciar ou intensificar ações voltadas para a educação e segurança no trânsito, especialmente aos ciclistas e pedestres", destaca o secretário de Transportes e Trânsito, dr. José Almeida Sobrinho.

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – VALINHOS

De 18 a 25 de Setembro

- 18/9: a partir das 9hs – palestra, pintura e vivência na Minicidade
Palestrantes agentes civis de trânsito: Alexandre Marangoni e José Antonio Bombeiro
Local: Colégio Álamo;

- 18/9: às 17hs - lançamento da Campanha "Pedestre, eu respeito"
Local: Saguão da Prefeitura;

- 19/9: das 8 às 17hs – Circuito de Trânsito para alunos dos 4º e 5º anos
Promovido pela Auto BAn
Local: EMEB 'Dom Bosco' (Jd. São Marcos)

- 20/9: às 9hs – reunião com condutores escolares
Local: Sala Ivan Fleury Meirelles (Prefeitura)

- 20/9: às 19hs - palestra alunos da FAV (Faculdades de Valinhos) ministrada por agentes civis de trânsito;

- 21/9: às 10hs – blitz educativa da AutoBAn – Arte na Estrada – entrega de cartas escritas por alunos;
Local: EMEB Antonio Caetano (Joapiranga);

- 22/9: às 9hs – Ação Educativa: passeio ciclístico, ginástica, cantinho da leitura e da pintura;
Local: CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) 'Airton Senna da Silva';

- 23/9: das 13 às 17 horas – Dia do Agente de Trânsito – Minicidade
Local: EMEB Vice-Prefeito Antonio Mamoni (Jd. Das Figueiras);

- 24/9: das 13 às 17 horas – Minicidade
Local: EMEB Marli Ap. B. Bazetto (Parque Portugal);

- 25/9: às 9hs – Encontro ex-alunos do Programa 'Estrada para a Cidadania' (AutoBAn)
Local: Auditório CCR AutoBAn;

- 25/9: das 9 às 11 horas - Resgate AutoBAn
Local: em frente ao Paço Municipal;

- 25/9: às 10hs – encerramento da Semana do Trânsito – Teatro: 'Pedestre, eu respeito', peça encenada por alunos da APAE
Local: Largo São Sebastião;