18 SET 2013
Projeto de Agroturismo anuncia 6º passeio em propriedades rurais no próximo dia 29

Adesões ao passeio podem ser feitas até dia 27

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Valinhos informa que as adesões para o 6º passeio de Agroturismo poderão ser feitas até o próximo dia 27. O ingresso é um quilo de alimento não perecível (exceto sal) que será doado ao Fundo Social de Solidariedade em prol das famílias assistidas pelo órgão. O roteiro inclui belas propriedades rurais localizadas na região do Macuco e Reforma Agrária.

O passeio beneficente será realizado no final deste mês, no domingo dia 29, com saída às 9 horas do portão principal do Parque Municipal, sendo que o alimento não perecível pode ser entregue até dois dias antes (27), no Departamento de Turismo, localizado na casa de madeira do Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3849-5557.

Fortalecimento do Turismo - A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Desde que a administração municipal passou a desenvolver ações voltadas ao fortalecimento do turismo na cidade, a partir de janeiro deste ano, por determinação do prefeito Clayton Machado, o segmento do Agroturismo tem registrado significativo aumento do número de participantes.

Nos cinco passeios oferecidos pelo Departamento de Turismo, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, e em prol do Fundo Social de Solidariedade, cerca de 300 pessoas visitaram as propriedades rurais. Antes do tour mensal, o passeio era promovido somente durante a realização da Festa do Figo e Expogoiaba (nos meses de janeiro).

Segundo a turismóloga e assistente técnica do Departamento de Turismo, Mônica Santos da Silva, que atua no desenvolvimento do projeto ao lado do diretor de Turismo, Franklin Duarte de Lima, a série de passeios realizados sempre no último domingo de cada mês, integra as ações de fortalecimento do setor turístico iniciado no atual governo e o incentivo à geração de renda das famílias que atuam no turismo rural.

"A cada novo passeio, percebemos que além dos turistas da própria cidade estão os de cidades vizinhas, como Vinhedo, Campinas e Sumaré. O projeto também tem despertado a atenção de agências de turismo que passaram a ter interesse no roteiro oferecido para posteriormente oferecer aos seus clientes", conta Mônica.

Roteiro - O roteiro inclui a visitação com a presença de monitores em três propriedades cadastradas no programa e integrantes do Circuito das Frutas: Sítio Kusakariba, no bairro Macuco, onde há plantações de goiaba e seriguela, além de venda de deliciosos doces e compotas produzidos artesanalmente; Adega Tio Mario, localizada no bairro Reforma Agrária. A tradicional família de descendentes de italianos produz vinhos, licores, suco de uva, doces e compotas. Os visitantes também poderão passear pelas plantações de figo e de uva, degustar e adquirir os produtos naturais e artesanais produzidos na adega.

A última parada é no Camping Macuco, onde os turistas poderão fazer um passeio panorâmico em uma área de 400.000 m², com muitas atrações aquáticas, belas paisagens, ar puro, lagos, matas e muita tranquilidade para toda a família.