18 SET 2013
Dia do Idoso: Ato ecumênico abrirá comemorações da Prefeitura de Valinhos

Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso e aos 10 anos do Estatuto dos Direitos do Idoso, em 1º de outubro, a Prefeitura de Valinhos promoverá uma série de atividades durante todo o mês com o objetivo de valorizar a pessoa idosa. A programação integra também as comemorações dos 30 anos do Programa de Atendimento ao Idoso desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

As comemorações serão abertas no dia 1º de outubro com um Ato Ecumênico às 9 horas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (antigo Valinhos Clube). Já no próximo dia 10, a partir das 8 horas, na Praça Washington Luiz, haverá um encontro dos idosos do programa e convidados das instituições Recanto dos Velhinhos, Grupo Sênior da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Valinhos e Casa de Repouso Bem Viver, para a prática de atividade física.

No próximo dia 17, às 13 horas, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (antiga Unilever) haverá uma Gincana Filantrópica, Esportiva e Cultural, para os idosos cadastrados no programa. Os alimentos, produtos de higiene e fraldas geriátricas arrecadados na competição entre os grupos serão destinados a entidades assistenciais de Valinhos.

A programação contará ainda com outras atividades, que ainda estão em fase de elaboração, segundo a diretora do programa, Marisa Mathias.

Histórico do programa – Em meados de 1982, durante a realização da III Semana de Debates sobre Saúde, observou-se a necessidade de um atendimento aos moradores do município com idade superior a 60 anos. Assim, de forma pioneira, foi criado pelo poder público o Programa de Atendimento ao Idoso, oferecendo atividades de lazer, esportivas e culturais, para um público de aproximadamente 3.200 pessoas.

Ao longo desses 30 anos, segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a população de idosos triplicou, chegando a 13.428 pessoas. O programa acompanhou esse desenvolvimento, agregando as atividades existentes novos eventos, tais como curso de educação não formal, bailes, criação da fanfarra, entre outras.

Atualmente o programa atende a aproximadamente 3.200 idosos, com o objetivo de oferecer espaços de convivência por meio de atividades que contribuam com a melhora da qualidade de vida e com a possibilidade de vivenciar um processo de envelhecimento saudável.

As atividades do programa incluem na área de esportes: ginástica, jogos de salão, coreografia, quadrilha junina, projeto Pró-Idoso (convênio com academias para aulas de hidroginástica e musculação); educação: alfabetização, projeto intergeracional, biblioteca, palestras, oficinas de artes e geração de renda; cultura e lazer: Projeto Peixe & Cia, dança de salão, artesanato, canto livre, cinema, datas comemorativas e outras atividades.

Dia do Idoso - Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006. A comemoração tem por objetivo a valorização do idoso.

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.