17 SET 2013
Valinhos promoverá plantio de 250 mudas e cuidados especiais em jequitibá rosa

Para comemorar o Dia da Árvore, no próximo dia 21, a Prefeitura de Valinhos promoverá a partir desta terça-feira, dia 17, cuidados especiais em um jequitibá rosa de quase 300 anos que dá nome à estrada onde está localizado, na saída para Itatiba. A "Estrada do Jequitibá" é considerado um dos pontos turísticos de Valinhos.

Além dos cuidados com a árvore histórica, haverá o plantio de 250 mudas em via públicas, para reposição de árvores removidas nos últimos anos.

"O objetivo é marcar a data e sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos", destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Abrão Michelon.

Nesta terça-feira, dia 17, está previsto, dependendo das condições do tempo, uma ação especial no jequitibá rosa, um dos pontos mais altos da cidade de onde se pode avistar boa parte do município. "Essa árvore é de grande interesse ecológico e cultural para a cidade", destacou Michelon.

Com quase 3 séculos de vida, segundo o engenheiro florestal Raphael de Gasperi, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a árvore está com alguns galhos (alguns com mais seis metros de comprimento) podres que, se vierem a cair, levarão consigo galhos sadios.

Para a poda dos galhos comprometidos, que ficam no topo do jequitibá rosa, será necessário um caminhão guindaste, porém o local não exigirá a interdição do trânsito. Segundo o engenheiro florestal, após a remoção do galho, será aplicado um produto fechar a ferida, além de inseticida e fungicida para sanar alguns problemas que árvore vem enfrentando.

Plantio de mudas – Segundo Gasperi serão plantadas até sábado, para marcar o Dia Mundial da Árvore, 250 mudas de árvores nativas em passeios públicos, que foram doadas pela CPFL Paulista, para arborização e reposição de remoções antigas.

Segundo o engenheiro floresta, 30 dessas mudas serão plantadas na ala nova do Cemitério São João Batista. As demais serão plantadas por toda a cidade para reposição de árvores que foram removidas há muitos anos.

A reposição das árvores faz parte da operação de destoca (ato de arrancar o toco com as raízes) iniciada por esta Administração Municipal, após cerca de um ano de paralisação desse serviço. Além da destoca, a operação inclui a reconstrução do quadro da calçada e conserto do passeio público.

"As mudas a serem plantadas têm cerca de 2 metros de altura. Os torrões de terra serão acondicionados em hidrogel, que garante a umidade por um período de até 30 dias, sem a necessidade de regar, já que estamos em período de estiagem", explicou Gasperi.

Segundo o engenheiro florestal, as mudas são das espécies Ipês amarelo e branco, Oiti e Monguba, todas adequadas para vias públicas", ressaltou. Essa adequação da arborização viária é de extrema importância, segundo Gasperi, para evitar problemas no futuro.

Gasperi informa que desde maio já foi realizada 1.300 destocas, de um total de 3 mil previstas no município, e repostas já 450, além dessas 250 que serão plantadas durante esta semana.

O engenheiro florestal ressalta que a maioria das remoções ocorreu justamente por conta da falta de planejamento da arborização viária, com o plantio de espécies nativas e exóticas, de grande porte, como sibipiruna e flamboyant.

"Essa situação resulta em transtornos que são sentidos hoje por muitos moradores, como raízes que destroem calçadas e provocam rachaduras nas casas e galhos que atingem a rede de energia elétrica", exemplifica Gasperi.