15 SET 2023
MOBILIDADE URBANA
Semana do Trânsito: Prefeitura e DER levarão ações educativas aos alunos da rede municipal
Mais de 430 estudantes da EMEB Marli Aparecida Borelli Bazetto participarão de atividades lúdicas

Para celebrar a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, levará ações educativas aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto.

De segunda (18) a quarta-feira (20), mais de 430 alunos do 1º ao 9º ano participarão de palestras e atividades lúdicas sobre segurança no trânsito através do projeto ‘DER na Escola’, desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem.

A escola foi escolhida devido a sua localização. Situada no Parque Portugal, a unidade fica próxima à Rodovia dos Agricultores, administrada pelo DER, e onde há relatos de desrespeito às regras de trânsito por motoristas e motociclistas.

“A educação e o respeito às regras começam quando crianças. Por isso a importância de levarmos este tipo de ação aos alunos, pois além de aprenderem desde cedo, eles também levam esses ensinamentos aos pais, que são os motoristas do município”, afirma o secretário da pasta, Pedro Inácio Medeiros.

Através de apresentação lúdica, a palestra abordará a importância da educação para o trânsito. Depois, um teatro sobre o tema desencadeará um debate entre os alunos sobre as lições aprendidas e como ajudar a educar os pais e familiares nas ruas.

Após a parte teórica, será a hora que colocar a mão na massa. Em um jogo de tabuleiro gigante, as crianças percorrerão as casas com informações de segurança no trânsito e aprenderão brincando. Ainda, o jogo Kaboom promoverá integração entre os alunos e os conteúdos propostos por meio de perguntas e respostas objetivas. Depois, todos farão um desenho livre baseado no que aprenderam nas atividades anteriores.

Além disso, devido à idade, os alunos do 7º ao 9º ano terão a experiência do Escape Room, que acontece dentro de um caminhão e consiste em uma ação lúdica colaborativa, que agrega informações e conhecimentos sobre o trânsito.

Local: Valinhos