12 SET 2013
Curso gratuito de informática em sala 4G da Biblioteca de Valinhos preenche todas as vagas

Interessados podem deixar nome em lista de espera para próxima etapa do projeto

As inscrições para as aulas gratuitas de iniciação à informática dentro do Projeto "Caia na Rede", na Biblioteca Pública Municipal 'Dr. Mário Correa Lousada', de Valinhos, foram encerradas antes mesmo do previsto, no dia 13, quando estariam finalizadas. É que as 80 vagas disponíveis nesta primeira etapa já foram preenchidas tamanha a grande procura que o curso teve em pouco mais de uma semana de inscrições abertas.

A Biblioteca, mantida pela Prefeitura, oferece pela primeira vez o curso de iniciação à informática por meio do Projeto "Caia na Rede", desenvolvido em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras. O curso, com aulas também de internet, será aplicado em computadores de última geração conectados à internet 4G, em parceria com a ON Telecom, sendo a biblioteca de Valinhos a primeira do país a oferecer esta tecnologia nas aulas de inclusão digital.

"A sala de informática montada pelo programa na biblioteca da nossa cidade é a primeira do país a contar com conexão ultrarrápida de internet e, com isso, podemos dizer que também é a primeira do Brasil a oferecer um curso gratuito de alta qualidade", acrescenta Ventura.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, os interessados em participar do curso podem mesmo assim deixar seus nomes em lista de espera. "Nesta primeira etapa, cujas aulas começam no próximo dia 16, foram oferecidas 80 vagas e preenchidas por ordem de chegada das inscrições. Aqueles que ainda tiverem interesse no curso podem a partir de agora deixar seus nomes e contatos telefônicos e serão incluídos para a próxima fase do curso que deve ser iniciada em dezembro", explica o secretário Wilson Ventura ao destacar também que o objetivo é capacitar cerca de 150 pessoas no primeiro ano do projeto. A Biblioteca Municipal fica na Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro. O telefone para informações é o 3871-6022.

Capacidade - A sala de aula conta com todos os equipamentos necessários já instalados e está apta a receber até oito alunos por turma, pelo período de dois meses e meio. Para aprovação, os alunos deverão ter presença mínima de 75% nas aulas. Foram formadas turmas por faixa etária e especiais para idosos. O curso terá duração de 40 horas e será aplicado por monitores capacitados pelo projeto.

Saiba mais – Além da Biblioteca Municipal, o sinal 4G está disponível, dentro do mesmo programa Caia na Rede, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Governador André Franco Montoro, no Bom Retiro, cuja aula inaugural foi aberta no último dia 30.

Criado em 2005 pela Fundação Odebrecht e implantado pela Concessionária Rota das Bandeiras nos municípios do Corredor Dom Pedro a partir de 2012, o "Caia na Rede" beneficia crianças, jovens, adultos e idosos com aulas gratuitas de inclusão digital. Até 2017 está prevista a abertura de 150 salas de aula com 1.600 computadores, capacitação de 300 professores e de 32 mil alunos nos 17 municípios do trecho sob responsabilidade da Rota das Bandeiras.

A instalação das salas, os equipamentos e o treinamento dos instrutores são fornecidos pela Concessionária, com investimentos estimados em R$ 3,6 milhões. Além de Valinhos, o programa já foi implantado em Igaratá, Bom Jesus dos Perdões, Itatiba, Conchal, Artur Nogueira, Mogi Guaçu e Atibaia. A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.