12 SET 2013
Valinhos inicia levantamento inédito para elaborar 1º Inventário Turístico

A Prefeitura de Valinhos deu início à elaboração do primeiro Inventário Turístico da história do município. O trabalho promovido pela Prefeitura de Valinhos conta com a parceria de alunos do curso de graduação de Turismo da UNIP (Universidade Paulista) e será utilizado pelo poder público a fim de obter subsídios para o planejamento de um turismo sustentável.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura, Franklin Duarte de Lima, o levantamento integra as ações iniciadas pelo governo do prefeito Clayton Machado para o fortalecimento do setor e deverá ser realizado pelos próximos seis meses. A conclusão do Inventário será essencial para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município a ser desenvolvido pela mesma parceria.

"O Inventário Turístico conterá informações para que possamos traçar novos caminhos para o turismo. Tem como objetivo identificar os atrativos, serviços, equipamentos, infra-estrutura, meios de acesso e também variáveis gerais, como fornecedores, concorrentes, clientes, mão-de-obra, entidades de classes. Também variáveis operacionais, como características sócioeconômicas, tecnológicas, legais e políticas do município", explica o diretor.

Visita - No último dia 31 de agosto, 30 alunos da Unip estiveram em Valinhos acompanhados da professora e coordenadora do curso de Turismo, Climene Forster Lazzarini. O objetivo da visita foi dar início ao levantamento dos dados para a elaboração do Inventário.

O grupo esteve em regiões importantes da cidade, como a área rural, onde participou do roteiro do passeio de Agroturismo em propriedades do Macuco e Reforma Agrária, integrantes do Circuito das Frutas; e pontos turísticos da cidade, entre eles a Igreja Matriz de São Sebastião, Paço Municipal, Museu Municipal "Haroldo Ângelo Pazinatto", CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio) 'Adoniran Barbosa', Parque Municipal de Exposições 'Monsenhor Bruno Nardini'; e área central.

Os alunos também conheceram propriedades localizadas na Serra dos Cocais com grande potencial para o desenvolvimento do Ecoturismo. O encerramento da visita técnica ocorreu na 33º Festa do Folclore, na Praça Washington Luiz, onde aplicaram questionários de demandas com o público presente.