12 SET 2013
Ao consertar buraco no estacionamento do CACC, Prefeitura descobre erosão com 5 m de diâmetro

Durante as obras de reparação de um buraco no estacionamento do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) "Adoniran Barbosa", nesta semana, a Prefeitura de Valinhos deparou-se com uma erosão no local com 5 metros de diâmetro por três metros de profundidade.

Localizado logo na entrada do estacionamento, pela Avenida dos Esportes, o buraco tinha mais de dois anos, segundo usuários do local. Dias atrás, o pneu de um carro caiu nesse buraco, aumentando a sua extensão e exigindo intervenções urgentes da Secretaria de Obras.

A obra para reparação teve início nesta segunda-feira, dia 9, quando servidores municipais constataram que o problema era maior do que aparentava. O rompimento das tubulações subterrâneas de águas pluviais, que desembocam no Córrego Mathias, provocou o surgimento da cratera abaixo do piso do estacionamento.

O secretário municipal de Obras, Abraão Michelon, explica que, em razão do rompimento das tubulações, as águas das chuvas acabaram ficando retidas no local, agravando o problema e colocando em risco a segurança na área. A cratera comprometeu também parte do piso do córrego, que é canalizado.

As obras de recuperação do estacionamento devem ser concluídas até o final desta semana. Para a execução dos trabalhos, foi instalada uma barreira com sacos de areia, medindo um metro de altura por três de largura, para contenção da água do Córrego Mathias.

Após essa etapa, o leito do córrego foi desviado por meio de duas tubulações. Com a área seca, a Prefeitura pode iniciar a contenção da erosão com a colocação de pedras e camadas de concreto. As tubulações de águas pluviais foram refeitas e, no momento, é efetuado o reparo da erosão no piso do estacionamento. Todo o trabalho é executado com mão de obra e material da Prefeitura.

Desassoreamento – Após o término da obra, a Prefeitura iniciará na semana que vem o desassoreamento e inspeção do piso do córrego desde o Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (CAUE) até próximo à rodoviária. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, meio metro do córrego, que tem três de altura, está assoreado com terra e mato.

"O desassoreamento é muito importante para prevenir alagamentos na região na época de chuvas, pois vai permitir que a água flua mais rápido e melhor", concluiu o secretário Abraão Michelon.