12 SET 2013
Escolas municipais desenvolvem projeto "Como nasce um livro" em Valinhos

Os cerca de 3 mil alunos do 4º e 6º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Valinhos terão a oportunidade de conhecer, na prática, todo o processo de produção de um livro, desde a criação de textos, ilustrações até a impressão na gráfica.

O projeto "Como nasce um livro" será desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Gráfica e Editora Adonis, de Americana, a partir do mês que vem, nas 19 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, o livro terá de título "Viver Valinhos", numa alusão ao projeto de sustentabilidade lançado pela Prefeitura de Valinhos em junho.

"A proposta é estimular os alunos a resgatarem a história de Valinhos, personalidades ilustres, lugares, relacionando tudo isso com a necessidade de preservação ambiental, para a manutenção da qualidade de vida no município", ressaltou o secretário.

Formado em Letras, Danilo Sorroce destacou a importância da produção textual. "Hoje, além da matemática, os índices que medem a qualidade da educação estão focados, principalmente, na produção de textos e compreensão na leitura. A proposta do projeto é incentivar os alunos, desde cedo, a se familiarizarem com a leitura e a escrita", reforçou o secretário.

Segundo a coordenadora de área de Português da rede municipal, Elisa Santos, o projeto será desenvolvido durante as aulas de Português, nas quais os alunos já trabalham os diversos gêneros textuais.

"Faremos uma sensibilização dos alunos com relação ao tema, aos diversos gêneros textuais, para que os alunos possam produzir o material para o livro. As melhores redações serão selecionadas por uma comissão formada por representantes da Secretaria da Educação. Ao todo o livro deverá ter 70 textos", informou.

O lançamento do livro está previsto para fevereiro do ano que, quando o projeto terá continuidade com os novos alunos do 4º e 6º Anos, atingindo mais cerca de 3 mil alunos, informou o secretário Sorroce.

"Como nasce um livro" - Dentro do projeto, os alunos da rede municipal terão a oportunidade de visitar a Gráfica e Editor Adonis, onde conhecerão como é a impressão de umlivro. Tendo a personagem Adoninha acompanhada de seu amigo Sherlock Holmes como anfitriões, os alunos participarão durante duas horas e meia de divertidas atividades e muitas aventuras, com o objetivo de desvendar o mistério 'Como nasce um livro?'

Visita escritora – Ainda como parte do projeto "Como Nasce um Livro", a escritora Simone Pedersen participou do encontro por área dos professores de Português da rede municipal no dia 29 de agosto. A escritora, que tem diversos livros publicados, foi convidada para dividir a experiência do processo de criação de um livro.

Simone Alves Pedersen formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e em Literatura através de sua paixão pelos livros desde criança.Atualmente ela reside em Vinhedo, e tem textos publicados em mais de 90 antologias de contos, crônicas e poesias. Escreve para jornal, revista e blogs literários. Ministra oficinas literárias e conta histórias para crianças e adolescentes.