05 OUT 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Fundamental na segurança pública, Canil da GCM faz treinamento de faro e proteção
Ação faz parte da comemoração dos 40 anos da corporação e reuniu canis da região em Valinhos

O canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos se destaca nas ações desenvolvidas na área de segurança pública e é referência na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em comemoração aos 40 anos de atuação da corporação no município, o Grupo de Operações de Cães (GOC) realizou nesta quinta-feira (5) um treinamento com os cães K-9 das cidades da região.

Atualizações das técnicas de faro, proteção e obediência foram passadas aos guardas, que afirmam que o controle e a concentração dos animais são essenciais durante as ações. Ao final, todos receberam certificados.

“Nossos cães são treinados para serem os melhores no que fazem e tenho certeza de que eles também contribuíram para que Valinhos se tornasse o terceiro município mais seguro do Estado de São Paulo”, afirmou a subinspetora do GOC, Mara Gomes.

Atualmente, o canil é formado por seis cães que atuam no policiamento, faro de entorpecentes, trabalho de proteção ao guarda municipal, detenção de suspeitos e demonstrações educacionais e recreativas para a sociedade civil.

“O apoio do canil nas investigações e ações da polícia são de extrema importância, principalmente quando falamos no combate ao tráfico de drogas”, disse o delegado da Policia Civil de Valinhos, João Neves Netto.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos