12 SET 2013
Valinhos inicia retirada de 25 torres metálicas desativadas há 2 décadas

Teve início nesta terça-feira, dia 10, a retirada das 23 torres metálicas, localizadas ao longo do canteiro central da Avenida Joaquim Alves Corrêa, que estão desativadas há quase duas décadas. A operação é acompanhada pelo técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Nelson dos Santos, em atenção a gestões do prefeito Clayton Machado junto ao gabinete do superintendente regional do órgão, Ricardo Rossi Madalena.

"Com a retirada das torres queremos garantir mais segurança aos pedestres e motoristas que transitam pela Avenida Joaquim Alves Corrêa, já que essas instalações estão desativadas, não recebem manutenção há anos e apresentam desgastes, como ferrugem e outros problemas estruturais", destacou o prefeito.

Clayton Machado ressaltou ainda a melhoria do aspecto visual que será alcançada com a retirada das torres. "Está em fase final a elaboração do projeto para a revitalização do canteiro central da avenida e também o aproveitamento da área para a instalação de bolsões de estacionamento", acrescentou o prefeito.

O trabalho é executado por empresa contratada, sob a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Segundo o chefe do Departamento de Projetos e Obras, Alcides Fingolo, inicialmente ocorre a retirada dos cabos de aço que servem como para-raios. A primeira parte dos trabalhos teve início no sentido Vinhedo/Valinhos e deve ser concluída em quatro dias.

Na sequência, terá inicio a retirada das torres por meio de um guindaste com alcance de 40 metros de altura que suporta até 25 toneladas. "O guindaste sustentará as torres, que pesam cerca 1.5 tonelada, para o corte dos pés da base de sustentação, retirada e transporte para um local da Prefeitura", explicou Fingolo. A previsão de término da operação é de 20 dias.

Fiscais da Secretaria de Transportes e Trânsito estão acompanhando a operação no sentido de alertar os motoristas, bem como interditar trechos da avenida onde existe necessidade. "Estamos elaborando cronograma para que, nos trechos de maior movimento de veículos, o trabalho seja realizado aos finais de semana, para não prejudicar muito o trânsito", ressaltou Fingolo.

Abertura da avenida – A retirada das torres integra o projeto para a abertura da Avenida Joaquim Alves Corrêa até o município de Vinhedo. Os prefeitos de Valinhos Clayton Machado e de Vinhedo Milton Serafim encontraram-se no último dia 3 com o governador Geraldo Alckmin para ampliar as ações em favor do projeto de abertura da Avenida Joaquim Alves Corrêa. Dois meses atrás, Clayton Machado fez a entrega do projeto de abertura da Avenida em reunião particular no gabinete do governador Geraldo Alckmin.

No mês passado, o subsecretário estadual de Assuntos Municipais, Dr. Rubens Cury, recebeu o prefeito de Valinhos para dar sequência às tratativas, com a apresentação da planilha de custos. Embora ainda esteja em fase de estudo, segundo o governador Geraldo Alckmin, as obras representarão um investimento de R$ 20 milhões para beneficiar a Região Metropolitana de Campinas.