09 OUT 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
SERVIÇOS PÚBLICOS
NOTA - PREFEITURA DE VALINHOS
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil de Valinhos trabalham em vários pontos da cidade desde a noite de domingo (8) para liberar vias e remover árvores que caíram durante o temporal que atingiu a Região Metropolitana de Campinas (RGM). Não houve registro de vítimas.

Embora nenhuma família esteja desabrigada, a Secretaria de Assistência Social está com as equipes de plantão para esse e outros tipos de atendimentos.

Aulas na rede municipal ocorrem normalmente nesta segunda-feira (9), assim como todos os serviços de Saúde e do Paço Municipal.

Estão fechadas as sedes do Procon e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, onde funciona o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo. A previsão é que o atendimento retome na quarta-feira (11).

O Teatro Municipal Darci Rossi (Câmara Municipal de Valinhos) foi interditado devido aos estragos causados pelas chuvas no telhado. Já o Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Angelo Pazinatto está com o túnel interno inundado, mas segue com visitação. Aulas e oficinas da Secretaria de Cultura seguem normalmente.

Balanço

Balanço da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira (9) aponta que houve alagamentos em 11 pontos - Rodovia Flávio de Carvalho, entorno do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna, Rua Antônio Carlos (altura do Paço Municipal), Av. dos Esportes (em frente a Rodoviária), Av. Vice-prefeito Anésio Capovilla (Pq. das Colinas), Av. Invernada (em frente a Faculdade Anhanguera), Av. Paulista, Av. Gessy Lever (próximo à UPA), Rua 12 de Outubro (Fonte Santa Teresa), Rua Dr. Antônio Bento Ferraz e Rua Eunice Aparecida Baroni, no Country Club.

O órgão registrou ainda 16 quedas de árvores em locais como Jardim São Marcos, Jurema e em frente ao CLT. Houve ainda queda de quatro muros de contenção.

Neste momento, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, um semáforo está desligado no cruzamento entre as ruas Mato Grosso e Doze de Outubro. Já os equipamentos dos cruzamentos da Av. Dom Nery com a Rua Paulo Setúbal, da Rod. dos Andradas e a Rua Vitaliano Pelegatti e da Av. Invernada com a Av. Joaquim Alves Correa estão virados devido ao vento.

Todos serão consertados e reposicionados ainda nesta segunda-feira. Agentes de trânsito estão em locais estratégicos para orientar motoristas e pedestres.

A quantidade de chuva registrada foi de 45 milímetros durante o dia e 30mm a noite, o que corresponde 75 milímetros. Os ventos atingiram mais de 81 km por hora, surpreendendo os meteorologistas que esperavam 25 km/h.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos