16 OUT 2023
MOBILIDADE URBANA
Radares são remanejados para aumentar segurança no trânsito
Mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (16) em cinco locais

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, remanejou cinco radares de controle de velocidade que começaram a funcionar nesta segunda-feira (16).

O monitoramento agora é feito na Rodovia dos Andradas, próximo ao nº 1.662; Rua Orozimbo Maia, 747; Rua Gildo Tordin, 955; Rua Treze de Maio, 602; e Estrada Municipal do Roncáglia, 1.090.

“Não são novos radares. Os equipamentos apenas foram trocados de lugar mediante estudos, estatísticas e critérios técnicos que apontaram a necessidade de coibir a negligência e aumentar a segurança de motoristas e pedestres nesses locais”, afirma o secretário Pedro Medeiros.

Dessa forma, Valinhos continua com 20 equipamentos no perímetro de gestão municipal do trânsito. Os outros 15 permanecem na Rodovia Flávio de Carvalho, altura do nº 7.743; Avenida Independência, 1.974; Rua São Paulo, 340; Rua Campos Salles, 1.544; Rua Júlia Lovisaro Vicentini, 250; Rua das Azaléias, 4.108; Avenida dos Esportes, 1.110; cruzamento das ruas Doze de Outubro, Rio Grande do Sul e Avenida Invernada; Estrada dos Jequitibás (Biquinha); Rua Dr. Marino Costa Terra, 2.487; Avenida Invernada, na altura dos nº 314, 401 e 814; e Avenida Paulista, no nº 444 e no retorno da Praça Ricardo Miori.

Redução

O índice de infrações diminuiu no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro a junho deste ano foram aplicadas 21.721 multas, ante as 29.483 registradas nos seis primeiros meses 2022. O número confirma a tendência de queda que o município apresenta há dois anos. No ano passado, as multas diminuíram 12% em Valinhos, quando 51.220 infrações foram registradas, sete mil a menos que as 58.255 computadas em 2021.

Caminhões

Também nesta segunda-feira foram iniciados os testes de quatro pontos de restrição de circulação de caminhões, com monitoramento eletrônico de tráfego.

“Por enquanto a operação será apenas em caráter de teste e o objetivo é restringir o acesso de veículos com cargas pesadas em áreas ou vias em zonas residenciais, promovendo condições de segurança e qualidade ambiental e controlando o uso e operação da infraestrutura viária, concedendo prioridades ou restrições”, completa.

Os equipamentos foram instalados na Avenida Independência, próximo ao número 2.381; Avenida Joaquim Alves Corrêa, próximo à divisa de Vinhedo; Estrada dos Jequitibás, próximo ao Arquivo Municipal; e na Rua Dr. Antônio Bento Ferraz, altura do nº 95.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos