06 NOV 2023
MOBILIDADE URBANA
Usuários da linha 523 (Pq. Portugal) agora economizam metade do tempo nos horários de pico
Cleisiane da Silva Lopes, moradora do Pq. Portugal
 Pacote de melhorias da Prefeitura contemplou um terço das linhas do transporte coletivo

No primeiro dia de operação com mais horários da linha 523, os moradores da região do Parque Portugal já conseguiram perceber nesta segunda-feira (6) as novas melhorias implantadas pela Prefeitura de Valinhos no transporte coletivo. Agora os ônibus circulam a cada 20 minutos nos períodos de pico e quem depende do serviço ganhou economia de tempo. A espera nos pontos caiu até pela metade.

Cleisiane da Silva Lopes, de 23 anos, usa o ônibus todos os dias para trabalhar e comemorou afinal, vai conseguir chegar 40 minutos mais cedo em casa. “Ficou melhor, porque eu saio do serviço às 14h e tinha que esperar até às 15h10 para o ônibus sair da rodoviária. Agora ele sai às 14h30 e vou chegar antes em casa, então estou feliz”, conta.

Rael Souza da Silva, de 63 anos, também constatou os impactos positivos dos novos horários na tabela da linha que utiliza com muita frequência. “Notei que agora tem esse ônibus das 14h30, que antes não tinha. Para mim ficou melhor assim, com certeza”, afirma.

O pacote de melhorias contempla um terço do transporte coletivo. Ao todo, nove das 27 linhas ganharam novos horários e 15 mil usuários estão sendo beneficiados. A medida vem depois da renovação e ampliação de 30% da frota, que passou de 35 para 45 veículos.

Outras linhas

As linhas 510 (Jardim Paraíso via Fonte Nova) e 520 (Bom Retiro via Santa Elisa) passaram a operar também aos finais de semana, seguindo a tabela dos dias úteis, enquanto a linha 525 (São Luiz) está operando aos finais de semana com intervalos de uma hora.

As linhas 503 (Jd. Jurema Via Apae) e 506 (Vale do Itamaracá via Shopping Valinhos) já operavam aos sábados e domingos, mas agora ganharam mais horários com a tabela de dias úteis. Novos horários também foram adicionados a tabela de final de semana da linha 504 (Reforma Agrária).

Ainda, a linha 521 (Indústrias/Country Club) ganhou oito novos horários na circulação de segunda a sexta-feira, mantendo uma frequência de 40 minutos na tabela de horários durante todo o dia, assim como a 518 (Peixe Frito via Rod. Dom Pedro), com mais dois horários na tabela. Dessa forma, o tempo de espera foi reduzido pela metade.

As novas tabelas de horários podem ser conferidas no site da Sou Valinhos através do link https://soutransportes.com.br/valinhos/linhas-e-horarios/, ou pelo aplicativo de celular.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos