13 NOV 2023
MOBILIDADE URBANA
Gabinete Itinerante: pedido atendido muda a rotina dos usuários da linha 518 (Peixe Frito)

Mudança reduziu o tempo de espera pelo ônibus pela metade; um terço da tabela de horários foi ampliada

Usuários da linha 518 (Peixe Frito) agora economizam metade do tempo espera nos pontos de ônibus com a adição de mais dois horários. Desde o início do mês, a Prefeitura de Valinhos ampliou um terço das linhas que operam no transporte coletivo, atendendo inclusive demandas do Gabinete Itinerante.

A moradora do bairro dos Cuiabanos, Lisete de Souza Syrio, solicitou uma partida da rodoviária às 19h20 e foi atendida. “Ficou bom, as pessoas que trabalham nas cidades vizinhas e vem para Valinhos no horário de pico agora tem tempo de pegá-lo”, disse. Joice Melato, de 24 anos, também aprovou. “Ficou perfeito, quem tem a necessidade de usar esse ônibus está super agradecido porque agora está dando muito certo”, afirma.

Outra linha que recebeu melhorias foi a 520 (Bom Retiro), que agora circula aos finais de semana. “A mudança foi muito boa, me ajudou bastante. Antes, era o 524 que fazia o bairro para nós em alguns poucos horários, mas, agora, a nossa própria linha faz e ainda com os horários normais de dias úteis”, compara José Carlos Pacheco, de 77 anos, morador do Nova Era.

Ampliação dos horários

Além dos moradores do Bom Retiro e região, os usuários da linha 510 (Jardim Paraíso via Fonte Nova) agora também podem usá-la aos finais de semana com os mesmos horários de circulação dos dias úteis.

Outras linhas que ganharam mais horários aos sábados e domingos foram a 525 (São Luiz), que está operando com intervalos de uma hora, e a 504 (Reforma Agrária). As linhas 503 (Jd. Jurema Via Apae) e 506 (Vale do Itamaracá via Shopping Valinhos) já operavam aos finais de semana, mas agora ganharam mais horários com a tabela de dias úteis.

A linha 521 (Indústrias/Country Club) ganhou oito novos horários de segunda a sexta-feira, mantendo uma frequência de 40 minutos na tabela de horários durante todo o dia, assim como a 523 (Parque Portugal), que agora circula a cada 20 minutos nos horários de pico.

Ao todo, nove das 27 linhas do transporte coletivo municipal ganharam novos horários e 15 mil usuários estão sendo beneficiados. A medida vem depois da renovação e ampliação de 30% da frota, que passou de 35 para 45 veículos. As novas tabelas de horários podem ser conferidas no site da Sou Valinhos através do link https://soutransportes.com.br/valinhos/linhas-e-horarios/, ou pelo aplicativo de celular.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos