13 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
GABINETE DA PREFEITA
Viveiro Escola de Valinhos terá espaço para 20 mil árvores

Mais de 80 alunos da EMEB Franco Montoro participaram da inauguração do espaço, no antigo estande de tiro

A prefeita Capitã Lucimara de Godoy inaugurou nesta segunda-feira (13), o Viveiro Escola de Valinhos, na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rodovia Dom Pedro. O novo espaço destinado às ações de educação ambiental foi idealizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e terá capacidade para 20 mil mudas, sendo 10 mil nativas e 10 mil frutíferas.

A infraestrutura inclui estufas com sistema de irrigação, relógio do sol, labirinto, e jardins sensorial e olfativo, ambos formados por plantas. Um playground construído com material sustentável também faz parte do local. O projeto foi concretizado pela Prefeitura por meio de contrapartida ambiental, de R$ 45.671, fruto da primeira regularização fundiária da cidade realizada neste ano, que envolve o Condomínio Green Golf Club, no bairro Contenda.

Mais de 80 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Governo André Franco Montoro, de três turmas de 6º ano, participaram da cerimônia de inauguração, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Rafael Bassi; do diretor de Meio Ambiente, Benedito Aparecido de Camargo; e do diretor da EMEB Franco Montoro, Alceu Bento Petenuci Júnior.

“Este espaço foi pensado para que vocês, alunos da educação básica, tenham a oportunidade de conhecer melhor o meio ambiente. Aqui vocês terão consciência da importância da natureza para nossas vidas e perceberão que ela necessita de muito cuidado e atenção”, disse a prefeita às crianças.

Cápsula do tempo

Após a inauguração, os alunos da EMEB Franco Montoro participaram de uma dinâmica denominada de “Cápsula do Tempo”, coordenada pela professora, Ana Maria Cristina Silva. Há 25 anos ela atua na rede municipal e sempre esteve envolvida nas questões ambientais.

Os alunos depositaram em uma garrafa as expectativas em relação ao Viveiro Escola, assim como suas fotos e recortes de fatos marcantes que ocorreram envolvendo questões ambientais em 2023, como desmatamento na Amazônia e enchentes no Sul do país. “A ideia é que outros alunos possam abrir essa cápsula do tempo, enterrada em baixo de uma árvore, e em 2026 verifiquem se as expectativas em relação ao espaço foram concretizadas”, explicou a professora.

“A prefeita Capitã Lucimara foi muito assertiva no decreto que criou o Viveiro Escola. Sou atuante no programa ‘Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo, que busca incentivar a gestão ambiental compartilhada, e a parabenizo por essa ação e olhar diferenciado para a natureza”, concluiu.

A inauguração também teve a participação do vereador Cesar Rocha, líder de governo; da chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; do secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon; de diretores e servidores municipais.