29 NOV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos 360 e Olho Vivo se unem para lançamento de censo e de aplicativo de segurança para pessoas com deficiência
Cidade também terá cartão para autistas; lançamento será na próxima segunda (4) no Paço Municipal

Após 13 anos sem estudos estatísticos atualizados, a Prefeitura de Valinhos lançará na próxima segunda-feira (4) o novo Censo da Pessoa com Deficiência. O evento será no Paço Municipal, a partir das 16h30, onde também haverá o lançamento do botão do pânico para pessoas com deficiência auditiva, que é inédito na região, e do cartão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Convidamos toda a população para participar deste importante momento. Estamos unindo a força de dois dos mais importantes programas do nosso governo para conhecer mais esse público e, assim, cada vez mais, proporcionar segurança e disponibilizar ferramentas efetivas e que garantam sua inclusão, sempre em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Mapeamento

De acordo com o IBGE, Valinhos teria cerca de 5,7 mil pessoas com deficiência. Mas os dados são de 2010 e não mostram a atual realidade municipal. Por isso, o objetivo do censo é mapear e quantificar quantas pessoas com deficiência vivem na cidade, a fim de identificar suas reais necessidades e, a partir disso, quais políticas públicas podem ser implementadas em seu benefício.

Ajuda

Já o botão do pânico para surdos faz parte do Programa Olho Vivo e é pioneiro na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O aplicativo foi criado para que as pessoas com deficiência auditiva possam acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) com mais facilidade por meio de mensagens de texto, que chegam em tempo real no Centro de Operações e Inteligência (COI).

Valorização

Agora, pessoas com TEA terão um cartão de identificação, assim como o iCidadão disponibilizado pelo Programa Valinhos 360. O objetivo é diminuir a burocracia e dar mais eficiência no acesso aos serviços prestados pela Prefeitura.

O cadastramento estará disponível a partir da terça-feira (5), na Central iCidadão do Paço Municipal, localizado na Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro. Será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Avanços

Valinhos é uma cidade que se preocupa com a acessibilidade. Diversas ações vêm sendo realizadas nos últimos anos pensando nas pessoas com deficiência, como na área da Educação, com o Núcleo de Atendimento à Educação Especial, sala com recursos em escolas municipais, óculos com visão artificial e convênio com instituições especializadas como a Associação Cultura Educacional Social e Assistencial de Capuava (ACESA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na área da Saúde foi criado, neste ano, o Centro de Referência do Autismo, que atende 60 pacientes. Já na Assistência Social o convênio com a APAE desenvolve o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias. No Esporte há o Adapta Valinhos, que promove a inclusão. Playgrounds inclusivos, transportes adaptados e botoeiras sonoras no trânsito também são realidade no município.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos