06 DEZ 2023
Prefeitura lança Operação Verão 2023/2024
Ação se estende até 31 de março do próximo ano

A Prefeitura de Valinhos deflagrou a Operação Verão 2023/2024, com início na última sexta-feira (1º) por meio do Decreto nº 11.900.

Com base no Plano de Contingência da cidade, a Defesa Civil promoverá ações preventivas e emergenciais durante o período, incluindo o monitoramento pelo radar instalado na sede do órgão e rondas nos locais costumeiramente afetados em períodos chuvosos, como o Pinheirinho e Parque Portugal.

“Em caso de situações de emergências haverá plantões entre equipes. Se necessário, a Defesa Civil poderá solicitar apoio de pessoal e equipamentos de outras Secretarias, além da presença do Corpo de Bombeiros”, explicou o diretor do órgão, Marcos de Paula.

Segundo o diretor, as áreas que requerem mais atenção nesta Operação Verão são as próximas ao Ribeirão Pinheiros, onde residem 54 famílias, que sofrem com alagamentos. “No Parque Portugal a preocupação é a movimentação de terra quando chove acima do limite”, acrescentou, incluindo ainda a Avenida Invernada e entrada do Country (próximo ao Colégio Etapa).

A Defesa Civil também conta com um carro de som e faz campanhas constantemente.

Antecipação
Em função de fortes chuvas, na semana passada houve uma reunião para definir ações emergenciais e preventivas na região do Pinheirinho. São elas: comunicação rápida entre moradores e Prefeitura, uso da quadra poliesportivo do Bairro Bom Retiro como abrigo temporário, se necessário, com transporte das famílias e animais de estimação, e o fornecimento de alimentação e água às famílias.

O decreto municipal nº 11.900/2023 pode ser visto nos Atos Oficiais, na edição 2.560, pelo link https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1787.