20 DEZ 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos dispara no ranking "Município VerdeAzul" e fica em 30º lugar no Estado de São Paulo

Em um ano, município subiu 160 posições entre as cidades paulistas

Valinhos recebeu nesta terça-feira (19) o Certificado Município VerdeAzul - Ciclo 2022/2023, concedido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Em um ano, a cidade disparou no ranking e saltou da 192ª posição para a 30ª.

Entre as 412 cidades que disputaram o certificado, cerca de 60% dos municípios paulistas, somente 280 alcançaram os critérios estabelecidos. "Avançamos mais de 160 posições num ranking oficial, que é o selo de Município Verde Azul. Um dos motivos dessa conquista é a implantação do nosso Viveiro Escola, além da ampliação da arborização de Valinhos, como o reflorestamento do CLT. Mostramos que o progresso é possível com respeito e valorização do meio ambiente", enfatiza a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Com a participação do governador Tarcísio de Freitas, a chefe do Executivo valinhense foi representada na cerimônia de entrega do selo, realizada no Palácio dos Bandeirantes, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi, juntamente, com o diretor de Meio Ambiente, Benedito Aparecido de Camargo.

A pasta é responsável pela idealização do Viveiro Escola, inaugurado em novembro pela Prefeitura na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rodovia Dom Pedro. "O espaço é destinado às ações de educação ambiental e tem capacidade para 20 mil mudas nativas e mil frutíferas", pontua Bassi.

A infraestrutura inclui estufas com sistema de irrigação, relógio do sol, labirinto, e jardins sensorial e olfativo, ambos formados por plantas. Um playground construído com material sustentável também faz parte do local.

GESTÃO AMBIENTAL
O programa Município VerdeAzul busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024