25 MAR 2024
Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas em Valinhos
Aulas acontecem na EMEB Cecília Meirelles na modalidade semipresencial e com currículo modular

Moradores que desejam iniciar ou retomar seus estudos ainda neste ano podem se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Valinhos, a modalidade é ofertada na EMEB Cecília Meireles (Rua dos Gerânios, s/nº, Jardim Paraíso).

A EJA permite que os cidadãos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional ou não conseguiram concluir os ensinos fundamental e médio – seja por questões sociais, econômicas ou pessoais – possam concluir a formação.

Para se inscrever o interessado deve ter idade mínima de 15 anos e fornecer na secretaria da unidade a cópia do RG e CPF, da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Se estiver retomando os estudos, o interessado deve apresentar a declaração de transferência ou histórico escolar emitido pela escola anterior. Caso seja beneficiário do Bolsa Família, também deve ser apresentada a cópia do Cadastro Único (CadÚnico). Se menor de idade, ainda deve ser fornecida a cópia da carteira de vacinação (páginas de identificação e vacinas) e do RG e CPF dos responsáveis legais.

Novo currículo

A partir desse ano letivo, a EJA é oferecida na modalidade semipresencial e com currículo modular. Isso permite ao aluno a flexibilização do tempo e dos espaços dedicados ao estudo, atendendo às necessidades de cada estudante.

As acontecem presencialmente duas vezes por semana, no período noturno, às segundas e terças-feiras. Nos demais dias, os alunos fazem atividades em suas casas e podem se dirigir à escola caso tenham dúvidas ou se precisarem de um aprofundamento com o professor.

Dentro da organização modular, a cada semestre o aluno frequentará um módulo diferente. São quatro módulos com 400 horas cada: matemática, língua portuguesa, ciências humanas (200 horas de história e 200 horas de geografia), ciências da natureza e linguagens (com 200 horas de ciências, 100 horas de inglês e 100 horas de artes).

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, o aluno que tem a certificação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), em alguma área de conhecimento, poderá eliminar disciplinas e terminar mais rápido a EJA.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo