14 JUN 2013
Dia Mundial do Fusca é comemorado com encontro na Praça 'Washington Luiz' neste domingo

Em comemoração ao Dia Mundial do Fusca (22 de Junho), o Clube de Carros Antigos de Valinhos, em parceria com a Prefeitura, promoverá neste domingo, dia 16, um encontro diferente, em novo local, na Praça Washington Luiz (Centro), das 9 às 13 horas.

O evento terá o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e contará com a participação livre de Fuscas de todos os anos e modelos de fabricação, além de uma mostra de fotos de veículos do gênero, uma espécie de varal montado pelo Foto Clube Valinhos.

Entre as imagens, estará a foto do famoso "fusca Pink", clicado pelo fotógrafo Rogério Franco e que é um dos sucessos do projeto "Viver Valinhos". O Fusca também estará no encontro para a mensagem preservacionista transmitida por flores em substituição ao motor, assim como é apresentado em frente ao Paço Municipal.

Segundo o presidente do Clube, Alexandre Abrinhosa, a realização do evento na Praça também será uma forma de recordar os primórdios do Clube que promoveu seus primeiros encontros no local no início dos anos 80. Atualmente, o encontro mensal tem sido promovido no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa" com a participação de dezenas de modelos.

"Além de fuscas, poderão participar veículos antigos de outras marcas que possuam pelo menos 30 anos, sejam originais e estejam em ótimo estado de conservação", convida o presidente da entidade que possui 70 associados.

Além do Foto Clube de Valinhos, o evento também contará com a participação da Corporação Musical do município e dos artesãos da "Estação das Artes" que promoverão a tradicional feira com belos artesanatos.

Dia especial - O "Dia Mundial do Fusca" é comemorado desde 1995 no dia 22/06. Nesta data, em 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche, onde este deveria desenvolver o Volkswagen e apresentar o primeiro modelo em 10 meses a partir desta data. No Brasil foi importado pela primeira vez em 1950 e teve sua produção local iniciada em 1959 tornando-se o veículo mais popular do país.

"Como forma de conhecer um pouco mais sobre a história do Fusca os expositores e o público poderão apreciar uma exposição de painéis com imagens e fatos que marcaram toda trajetória dos modelos", destaca ainda Alexandre.

Amor ao Fusca - Uma das participantes do encontro será a proprietária do Fusca Pink que ficou ainda mais conhecido ao integrar o projeto "Viver Valinhos". O veículo tem sido uma sensação quando passa pelas ruas da cidade. Claudia Tomás de Aquino, de 34 anos, disse que seu sonho sempre foi ter um fusca cor de rosa.

"É um modelo de 1970 que comprei este ano. Ele já era rosa, mas com a cor bem fraquinha. Não tive dúvida: na reforma fiz questão de pintá-lo de pink e o uso normalmente para as atividades do dia a dia. É como se fosse uma 'filha' para mim, que cuido com muito carinho. Ele chama mesmo a atenção e fiquei surpresa quando fui convidada para participar do Viver Valinhos quando estava parada em um semáforo. Uma experiência incrível. Também faço questão de participar pela primeira do encontro de carros antigos e nesta data especial", diz.