14 JUN 2013
Valinhos cria comissão para preparar 'Semana Missionária', que abre Jornada da Juventude

Para organizar em nível municipal os eventos que serão realizados às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, o prefeito Clayton Machado nomeou, por meio do Decreto Nº 8.413, a Comissão Preparatória da 'Semana Missionária', que Valinhos sediará de 17 a 20 de julho, como preparativos para o encontro no Rio de Janeiro que receberá o Papa Francisco em seu primeiro compromisso internacional como Sumo Pontífice.

Cerca de 400 jovens de vários países e milhares de católicos de toda a Região Metropolitana de Campinas se reunirão no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini', escolhido para sediar a Pré-Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Campinas.

O evento "envolverá as paróquias São Sebastião, Sant'Ana, São Cristóvão e Beato José de Anchieta em um momento único e de grande importância para a comunidade católica valinhense", descreve o decreto, publicado nesta edição de14 de junho no Boletim Municipal.

Tradição – O prefeito Clayton Machado, que em abril recebeu em audiência o padre Jonas Barbosa da Silva, assessor da Arquidiocese de Campinas para a Área Pastoral da Juventude, determinou a mobilização de toda a infraestrutura e pessoal da administração para receber os católicos que visitarem Valinhos.

"Valinhos foi escolhida pela tradição religiosa de seu povo e por diversos outros atrativos, como integrante do Circuito das Frutas e por ser um polo turístico", justificou o padre Jonas, após o encontro de abril no Gabinete.

A Comissão Preparatória, com representantes da administração pública, lideranças comunitárias e das paróquias, têm como missão principal organizar e viabilizar todo o aparato necessário para o evento, que deve atrair cerca de 15 mil pessoas ao Parque Municipal em 20 de julho, último dia do encontro, entre jovens estrangeiros acolhidos, famílias acolhedoras e demais cristãos.

Estrutura – A Prefeitura oferecerá, além do espaço, toda a logística de apoio, como segurança da Guarda Municipal, do Trânsito, reforço no transporte coletivo e demais providências que a Comissão Preparatória considerar importantes para o sucesso do encontro e garantir que os visitantes levem consigo as melhores recordações da estada em Valinhos.

Alguns eventos culturais devem integrar a programação de 20 de julho, que está baseada em três pilares: espiritualidade, ação social e cultural. Uma missa celebrada pelo bispo Airton José dos Santos e concelebrada por padres das 90 paróquias marcará o encerramento da pré-jornada. Após o evento, os jovens seguem para o Rio de Janeiro.

Saiba mais – A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de católicos, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, em uma cidade escolhida para sediar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. A Jornada de 2013 será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho.