14 JUN 2013
Desembargador que conta histórias para crianças em hospitais ministra palestra em Valinhos

Nas horas vagas, ele tira do bolso um nariz de palhaço e se apresenta para crianças internadas em hospitais com um singelo apelido de "Totó". Dono de um currículo invejável, o desembargador, Antonio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ministrará palestra em Valinhos sobre o tema "Infanto-juventude – Álcool, drogas e Violência".

O evento será promovido pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, no próximo dia 19, das 8h30 às 12h00, no auditório da Câmara Municipal, com dimensão regional. Foram distribuídos 300 convites entre representantes das secretarias municipais, educadores, juízes, promotores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, representantes de empresas, organizações não governamentais, profissionais da área de saúde mental de 42 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) VII, membros da AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), entre outros órgãos.

Segundo a diretora do Departamento de Programas e Projetos de Saúde, Rita Longo, a atividade faz parte da proposta da Administração Municipal de ampliar o debate sobre a temática junto a representantes do poder público do município e região e da sociedade civil, para a elaboração de políticas públicas de prevenção e controle do uso de drogas e da violência contra o menor.

Referência Conhecido por suas palestras arrebatadoras, Malheiros é uma das maiores autoridades na área de combate às drogas, sendo um dos autores da cartilha de combate ao crack elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça. Em suas palestras conta casos chocantes, apresenta ideias ousadas e critica de forma veemente a forma como o Executivo e o Judiciário tratam a questão do viciado, especialmente daqueles que são crianças e adolescentes.

O desembargador é professor universitário, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidente por dois mandatos da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, coordenador nacional de campanha do Conselho Nacional de Justiça. E também nos momentos de maior simplicidade – quando "realmente nos tornamos nós mesmos", nas palavras dele próprio -, o "Totó".

Desde 1997, o desembargador é contador de histórias voluntário da Associação Viva e Deixe de Viver, que treina leitores para crianças internadas em hospitais do País. No caso de Malheiros, quem ouve a experiente voz todas as semanas são as crianças do Emílio Ribas. "Esqueço tudo quando estou com o livro aberto no colo, contando histórias que ajudam a enfrentar horas difíceis. E, geralmente, termina em gargalhadas".