13 JUN 2013
Prefeitura de Valinhos anuncia redução da tarifa do ônibus para R$ 3,20

A tarifa de ônibus vai ficar mais barata em Valinhos. O valor cairá de R$ 3,30 para R$ 3,20 a partir do dia 30 de junho. O decreto que regulamenta o desconto de 3% foi assinado nesta quinta-feira, dia 13 de junho. A medida foi adotada depois que o governo federal zerou o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento Social (Cofins) das empresas de transporte urbano.

O preço da passagem de ônibus havia sido reajustado no dia 1º de junho em 10%, passando de R$ 3,00 para R$ 3,30, dois meses depois de a empresa permissionária (Rápido Luxo Campinas) ter entrado com pedido de revisão da tarifa.

O prefeito Clayton Machado havia condicionado a revisão tarifária à renovação da frota, exigência que culminou com a entrada em circulação de 16 veículos novos, todos adaptados para pessoas com deficiência.

Mesmo com a renovação da frota, o pedido original (R$ 3,57) da empresa foi rejeitado pelo Conselho Municipal de Transportes, presidido pelo secretário de Transportes e Trânsito, José de Almeida Sobrinho.

A pedido do prefeito, o Conselho também deliberou na época pela necessidade da ampliação de 36 para 40 o número de ônibus em operação, além de mais três veículos reservas, totalizando 43.

Uma nova licitação para a escolha da empresa concessionária também já está em estudos na Prefeitura de Valinhos. O novo processo licitatório terá como principal exigência transporte público de qualidade.

Vinhedo e Campinas – Vinhedo e Campinas também reduzirão a tarifa de ônibus em R$ 0,10 a partir de 30 de junho. O prefeito Clayton Machado destaca o fato de a Prefeitura não oferecer subsídios ao transporte coletivo, o que significa dizer que qualquer variação nas tarifas não representam reflexos nos cofres públicos.