10 JUN 2013
Grupos de dança do Centro Cultural "Vicente Musselli" são premiados em festivais

A qualidade técnica dos alunos de dança do Centro Cultural "Vicente Musselli", mantido pela Prefeitura de Valinhos, têm permitido que sejam premiados em diversos festivais do Brasil, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo que, além de oferecer monitores culturais altamente qualificados e estrutura de aprendizado, promove a participação nos eventos com o custeio das inscrições e transporte.

O grupo O1É, de dança contemporânea, foi um dos premiados recentemente no Festival de Itapira, no último dia 25, na categoria solo (1º lugar) com a coreografia "Um gesto de Espera", e na categoria grupo (2º lugar) com a coreografia "Lua Adversa", ambas da coreógrafa e monitora cultural do Centro Cultural, Marol Andrade.

O mesmo grupo também ficou bem classificado no Fest Dança de São José dos Campos, promovido em 31 de maio. A categoria solo foi novamente premiada, desta vez em segundo lugar. Já o grupo Companhia DAN_C ficou em terceiro lugar na categoria duo com a coreografia "Uma força" do monitor cultural e coreógrafo Danilo Coelho.

Valinhos em Dança - Reconhecido como um dos mais importantes festivais do Estado, o "Valinhos em Dança", promovido no município com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, também foi palco para premiados grupos do Centro Cultural "Vicente Musselli" em várias categorias. O festival, organizado pela Ak Promoções e Eventos, reuniu nos quatro dias de espetáculos, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, apresentações de seis academias do município e de outras 31 cidades com a participação de cerca de 1.700 bailarinos.

Na categoria dança contemporânea novamente o grupo O1É se classificou em 1º lugar, no solo com a mesma coreografia ("Um gesto de Espera"). Já em 3º lugar ficou o trio que dançou a coreografia "Sleppy Kittens", ambas da monitora cultural Marol Andrade.

O grupo de Ballet Clássico Juvenil (GBCJ) ficou em 3º lugar com duas coreografias "Valsa das Flores" e "Arpegios", da coreógrafa e monitora cultural também do Centro Cultural Ana Verônica Coutinho. Ainda no ballet, o grupo de Ballet Clássico Infantil (GBCI-manhã) ficou com a segunda colocação com a coreografia "Treinando para o Baile" da mesma coreógrafa. Outro premiado foi o grupo Companhia DAN_C que faturou na categoria Jazz os primeiros lugares com as coreografias "In_ cena" (Adulto) e "Transporting" (Juvenil).

O grupo de Dança de Rua Step Company, que inclusive já tem experiência de participação em festival internacional, também foi vitorioso com cinco premiações, todas em primeiro lugar, sendo: solo, com a coreografia "Boombox "de Felippe Fávero; Duo, coreografia "Nigas" (Felippe Fávero e Junior Marmo); Trio, coreografia "On-Fire" de Marcelo Mariano; Senior com a coreografia "Uma Nova Partida" de Vanessa França; e Avançado, coreografia "Shake Your Soul" (Vanessa França). O grupo está se preparando para apresentações entre os dias 6 e 11 de agosto em Las Vegas (EUA), pela segunda vez, no festival Hip Hop Championship.

Incentivo - Em média os grupos de dança do Centro Cultural participam por ano de 15 festivais. Segundo o secretário Wilson Ventura, os bailarinos realizam um importante trabalho de divulgação da arte promovida no município por onde se apresentam.

"São bailarinos com grande qualidade técnica e envolvidos com o trabalho realizado no Centro Cultural. Outro importante benefício para os alunos é que ao participarem de festivais e competições se preparam ainda mais para que no futuro possam integrar companhias de dança renomadas do país", destaca.

Um dos exemplos é o talentoso bailarino valinhense Lucas Axel, 20 anos, que teve em sua base o aprendizado no Centro Cultural. Depois de participar de muitas competições e apresentações e se dedicar plenamente à dança, aos 16 anos integrou a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil e a Cia Jovem Bolshoi. Recentemente foi contratado para a São Paulo Companhia de Dança, sendo um dos que mais se destacou na audição para a escolha.