10 JUN 2013
Peças teatrais inscritas para Mapa Cultural Paulista terão apresentações abertas à comunidade em Valinhos

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Valinhos promove no próximo dia 22, às 19 horas, no Auditório da Câmara Municipal, as apresentações públicas dos dois trabalhos inscritos para a Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014 na categoria teatro, com entrada aberta à comunidade. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizada por meio da Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), e conta com a parceria da Prefeitura.

O objetivo do Mapa Cultural Paulista é identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais. O mapeamento é feito em quatro fases, sendo municipal e regional em 2013 e estadual e circulação em 2014 que compreende as apresentações por municípios do interior do Estado e podendo receber apoio ou patrocínio cultural.

Em Valinhos, as inscrições para a fase municipal foram realizadas pela própria Secretaria de Cultura e Turismo no período de 23 de abril a 24 de maio. Das sete expressões artísticas apresentadas, o município recebeu uma inscrição em Dança, uma em Música Instrumental e duas em Teatro.

A mostra de teatro terá a participação do grupo do Centro Artístico Ligia Loschi – Conservatório de Valinhos, que encenará a peça "Velório à Brasileira", e do grupo Utopia do Centro Cultural Vicente Musselli, com a peça "O soneto maldito". Eles serão avaliados por três jurados e somente um grupo será escolhido. Já para as expressões artísticas com apenas uma inscrição, caberá à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de referendá-los.

Os classificados serão os representantes do município na fase regional ainda este ano, em cidades que sediarão cada uma das sete expressões participantes. As cidades serão definidas pela Secretaria de Estado da Cultura em comum acordo com os municípios anfitriões.