10 JUN 2013
Projeto 'Viver Valinhos' decora a cidade e mostra importância do reaproveitamento

Olhares curiosos observam atentos a bancos feitos de paletes ou troncos de árvores, cadeiras produzidas com papelão, arranjos florais dentro de pneus velhos e caçambas pintadas por artistas plásticos. Esses e outros objetos inusitados, muitos deles jogados fora e recolhidos pela campanha "Cidade Limpa", durante os meses de março e abril deste ano, fazem parte da exposição do inédito projeto "Viver Valinhos".

As cenas se espalharam pela cidade de Valinhos desde quarta-feira, 5 de junho, não por coincidência, Dia Mundial do Meio Ambiente. Todas as 50 instalações artísticas têm a mesma proposta: levar mensagens de sustentabilidade. "A idéia é conscientizar sobre o desperdício e incentivar o reaproveitamento, afinal a natureza tem que ser preservada", afirma a servidora Elisabeth Bauerle, que atua na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e coordena o projeto "Viver Valinhos".

A novidade tem despertado a atenção da população. Não é raro flagrar pessoas curiosas observando, fotografando, admirando e até interagindo com as instalações artísticas. A iniciativa tem causado tanta repercussão que vem inundando páginas das redes sociais, com críticas e elogios, como toda obra de arte provoca na sociedade. "Trata-se de uma ação ousada, corajosa, que nos leva à reflexão sobre a preservação do meio-ambiente", reconhece o prefeito Clayton Machado.

"Para incorporar a reciclagem no dia a dia é necessário um coração disposto a um novo olhar para as coisas. O nome 'Viver Valinhos' também nos faz refletir. 'Viver Valinhos' é cuidar de Valinhos, é fazer uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, com mais respeito à natureza", acrescentou o prefeito.

O projeto foi lançado oficialmente em uma cerimônia realizada na Sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal, na noite de quarta-feira, 5 de junho. As instalações artísticas do "Viver Valinhos" permanecerão expostas até o fim do mês. A iniciativa, inédita, reúne a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Fundo Social de Solidariedade e o DAEV e conta com o apoio de 18 empresas de diversos segmentos.

Aspecto educacional - Uma segunda ação de lançamento do projeto "Viver Valinhos" está marcada para o próximo dia 8, a partir das 9 horas, no Centro de Lazer do Trabalhador "Ayrton Senna da Silva". No CLT, o projeto terá um aspecto mais educativo. Ao lado das exposições, divididas em sete estações, serão afixados cartazes com orientações sobre reaproveitamento e conscientização ambiental.

Logo na entrada, a Secretaria de Transportes e Trânsito fará exposição de cones de sinalização danificados, que serão utilizados para colocação de flores. "A proposta é chamar a atenção sobre a poluição ambiental provocada pela fumaça lançada pelos veículos", explica Oliveira.

O local ganhará uma horta feita com garrafa PET e caixas de frutas, além de área para compostagem e estufa. Já a Secretaria da Saúde usará pneus para ornamentar jardins, como forma de conscientizar sobre a dengue a partir da eliminação de criadouros do mosquito.

O DAEV montará um posto de coleta de óleo de cozinha usado, que a Santa Casa de Valinhos utiliza como combustível nas caldeiras. Por meio de cartazes, a autarquia mostrará os problemas na rede de água e no meio ambiente que são ocasionados pelo descarte do óleo na pia.

Galhos de árvores serão transformados em móveis, aliando reaproveitamento com conscientização ambiental, chamando a atenção para as queimadas e os prejuízos que causam. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente aproveitará para realizar o plantio de diversas mudas de árvores nativas no local.

A Secretaria da Educação agendará visitas das escolas ao CLT. O espaço fica na Rua Doutor Altino Gouveia, s/n, Jardim Pinheiros, e funciona diariamente das 6 às 21h30. A entrada é franca.

Depoimentos

• Célia Beloni, 50 anos, dona de casa, afirmou que o projeto "trouxe um colorido novo à cidade. Os objetos reaproveitados servem de exemplo para fazermos em casa. A ideia é importante, e tudo foi feito com bom gosto", afirmou.
  • Daiane Elizabeth Pereira, 32 anos, diretora de Recursos Humanos, mudou para Valinhos há quatro meses e aprovou o projeto 'Viver Valinhos'. "As caçambas com flores me chamaram a atenção. O projeto nos motiva a incrementar o que já existe", disse.
  • Silvana Bonin Campos, 51 anos, auxiliar administrativo, achou a cidade mais colorida e organizada. "É uma forma de conscientizar as pessoas sobre o lixo. Estamos há mais de 30 anos atrasados nessa questão", disse, salientando sua preocupação em separar o lixo em casa.
  • Eleno Batista Scafi, 67 anos, gerente operacional, disse que "esse projeto já deveria ter sido feito há muitos anos. É a primeira vez, e está sendo bem sucedido. E precisa continuar. Para servir de inspiração para as pessoas. Tudo é uma questão de ter ideias", disse.