10 JUN 2013
Passeio de Agroturismo, no dia 30, arrecadará alimentos para Fundo Social

No próximo dia 30, domingo, será promovido mais um passeio do Agroturismo em belas propriedades rurais de Valinhos, na região do bairro Reforma Agrária, Macuco e Capivari. Além de conhecer as plantações de figo, goiaba e outras espécies frutíferas produzidas no município que integra o Circuito das Frutas, os turistas estarão contribuindo com o Fundo Social de Solidariedade, pois os ingressos serão substituídos por um quilo de alimento não perecível em prol das famílias assistidas pelo órgão.

Este será o segundo passeio promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que deu início no mês de maio a uma programação mensal da atividade visando a ampliação dos projetos turísticos no município. No último dia 26, turistas fizeram o roteiro também em prol do Fundo Social no passeio inaugural que fez parte das comemorações dos 117 anos de Valinhos.

"A ação visa ampliar as atividades do Agroturismo de nossa cidade, até então realizado somente durante a Festa do Figo, com uma série de passeios a serem promovidos sempre no último domingo de cada mês. Também integra o projeto para incrementar o setor turístico iniciado no governo do prefeito Clayton e a geração de renda das famílias que atuam no turismo rural", diz o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, que ainda destaca o grande potencial turístico do setor.

"O interessante também desta ação é que buscamos fazer com que as próprias famílias valinhenses participem do passeio e até mesmo divulguem entre seus amigos e parentes tanto da cidade como de outras regiões", completa o diretor.

Programação - Os alimentos (menos sal) que serão trocados por ingressos deverão ser retirados até o próximo dia 27, no Departamento de Turismo localizado na casinha de madeira do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A saída do passeio será às 9 horas do domingo, dia 30, do portão principal do Parque Municipal.

O roteiro inclui a visitação com a presença de monitores em três propriedades cadastradas no programa e integrantes do Circuito das Frutas: Sítio Kusakariba, no bairro Macuco, onde há plantações de goiaba e seriguela, além de venda de deliciosos doces e compotas produzidos artesanalmente; Adega Tio Mario, localizada no bairro Reforma Agrária. A tradicional família de descendentes de italianos produz vinhos, licores, suco de uva, doces e compotas. Os visitantes também poderão passear pelas plantações de figo e de uva e degustar e adquirir os produtos naturais e artesanais produzidos na adega.

O Camping Macuco é o outro ponto a ser visitado. Os turistas poderão realizar um passeio panorâmico em uma área de 400.000 m², com muitas atrações principalmente as aquáticas, belas paisagens, ar puro, lagos, matas e muita tranquilidade para toda a família.