07 JUN 2013
Com grande participação popular, Valinhos é destaque no Dia do Desafio

Na disputa saudável, Valinhos venceu a cidade fluminense de Mesquita, graças a participação massiva dos valinhenses nas atividades físicas, depois de oito anos longe dessa competição que tem como maior objetivo despertar nas pessoas a importância de praticar alguma atividade esportiva.

Logo nos primeiros minutos do dia 29 de maio, valinhenses já participavam de atividades físicas por incentivo da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos que, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), organizou o Dia do Desafio 2013.

Durante todo o dia, 33.197 valinhenses participaram do evento, que tem como objetivo estimular a prática de atividade física. Nesta volta de Valinhos à competição, que é realizada anualmente em vários países sempre na última quarta-feira de maio, entre zero hora e 21 horas. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por – no mínimo – 15 minutos consecutivos. A intenção é que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população. Neste ano, Valinhos venceu Mesquita com uma grande vantagem: 31,09% da população de Valinhos aderiu a prática de alguma atividade física contra 5,50% de Mesquita.

"Em números exatos, 33.197 valinhenses atenderam ao nosso pedido e por, no mínimo 15 minutos consecutivos, realizaram alguma atividade física. Dentro de empresas, na rua, em academias, nas escolas, entre outros locais. Tivemos uma adesão significativa dos valinhenses à proposta. O nosso principal objetivo foi alcançado, que é motivar as pessoas, diariamente, a praticar alguma atividade física, importante para a saúde e qualidade de vida", aponta o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni 'Periquito'.

Como forma de motivação, o Dia do Desafio é promovido com uma 'competição' saudável entre duas cidades, com características similares em termos de população.

"O mais importante não é a vitória, mas a conscientização dos valinhenses sobre a importância das atividades físicas. Segundo dados dos organizadores do SESC, Valinhos foi uma das raras cidades que participam da competição, que tem alcance em toda a América do Sul. A programação vasta e diversificada no dia levou a grande adesão e divulgação. Parabéns aos valinhenses. Estamos orgulhosos da nossa cidade", comemora o secretário.

Como surgiu o Dia do Desafio – O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.