06 JUN 2013
Ong norte-americana é parceira da Prefeitura em projeto de intercâmbio

A Prefeitura de Valinhos participará de projeto inédito na América do Sul com a ONG (Organização Não Governamental) americana "Learning Enterprises" (Empresas de Aprendizagem). Entre o período de 17 de junho a 5 de julho nove estudantes universitários dos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda, enviados pela ONG, darão aulas de Inglês para alunos interessados do 5º ao 9º ano de sete escolas municipais no contraturno escolar.

O intercâmbio se estenderá até 26 de julho e, nesse período, os universitários ficarão alojados em casas de famílias localizadas no município. Após as três semanas de trabalho na rede municipal, os jovens na faixa etária de 19 a 22 anos levarão o projeto para integrantes do Programa de Atendimento ao Idoso e para a comunidade.

A ação é liderada pela estudante Amanda Leardini Dudley, filha de valinhense, que mora em Washington, nos EUA, e é membro da ONG. Nesta quarta-feira, dia 5, ela se reuniu com o secretário da Educação, Danilo Sorroce, além de diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Inglês das escolas que serão contempladas com o projeto. "O desenvolvimento desse projeto será um incentivo para nossos alunos terem um maior contato com a língua e cultura inglesa. Os universitários, por sua vez, conhecerão mais sobre a cultura brasileira", destacou Sorroce.

A afirmação de Sorroce é corroborada pela jovem Amanda Dudley. Segundo ela, será uma oportunidade para os universitários norte-americanos conhecerem o povo, a cultura e os diferentes lugares que constituem o território brasileiro e, assim, construir uma visão ampliada do país. Ela afirmou que esse projeto será desenvolvido em 12 países, envolvendo 160 universitários. A cidade de Valinhos será pioneira no Brasil.

A ONG - A missão das Empresas de Aprendizagem é ampliar os horizontes das pessoas por meio de aulas de inglês com base em conversa ministradas por voluntários americanos e internacionais. E, de acordo com o site da ONG, o programa beneficia crianças de países em desenvolvimento que participam das aulas, as famílias de acolhimento que abrem suas casas e mentes para voluntários LE e os voluntários que trabalham como professores.

"Nossos programas oferecem uma oportunidade para que os alunos expressem as peças criativas de seu intelecto em um ambiente de aprendizagem dinâmico. Nossos voluntários são incentivados a brincar com as crianças. Aprender e compreender ocorrer através de resolução criativa de problemas e muita improvisação", informa o site.