27 MAI 2013
Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 29 em Valinhos

Considerando a atual situação epidemiológica da Influenza no Estado de São Paulo, a Campanha de Vacinação contra Gripe foi prorrogada até o próximo dia 29, com o objetivo de incrementar ainda mais o número de pessoas protegidas. A meta do Ministério da Saúde é a atingir, no mínimo, 80% do grupo de risco, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, presidiários, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto.

Dados divulgados pela Secretaria da Saúde do município do último dia 16 apontam que a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta nos grupos de gestante (61,98%), idosos (66,62%) e crianças (70,08%). Já atingiram a cobertura em Valinhos trabalhadores da Saúde (103,5%) e puérperas (90,68%). Até essa data, foram imunizadas 12.482 pessoas, com a cobertura total de 69,05%, de um público alvo estimado em 18.076 pessoas.

A vacinação contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e gripe B) teve início no dia 15 de abril e está sendo realizada em Valinhos nas 13 UBS's (Unidade Básica de Saúde), no horário de funcionamento das mesmas.

No caso de pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesas, transplantadas renais ou que tenham alguma doença crônica associada, elas deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina durante a campanha. Segundo a Secretaria da Saúde, foram aplicadas 3.118 doses em portadores de doenças crônicas.

A Secretária da Saúde, Cristina de Fátima Fiore, destacou a importância da campanha de vacinação anual contra a gripe, que tem favorecido a prevenção da doença, além de contribuir com a redução das internações hospitalares.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e a melhor arma para impedir complicações pulmonares, internações ou mesmo óbitos por influenza. Os vírus destas vacinas são inativados, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.