24 MAI 2013
Valinhos anuncia formação da 1ª equipe de Saúde da Família no São Bento do Recreio

A secretária da Saúde, Dra. Cristina de Fátima Fiore, anunciou durante a realização da quarta edição do projeto "Ação Saúde", realizada no último dia 11, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Horácio de Salles Cunha, a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro São Bento do Recreio.

"A estratégia de Saúde da Família é prioridade da administração municipal para a qualificação e melhoria do acesso à população aos serviços públicos. Isto porque esta modalidade é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população, graças à atuação de equipes multidisciplinares - formadas por agentes comunitários, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, dentistas e médicos", explica a secretária municipal.

"A primeira equipe de Saúde da Família da história de Valinhos, que será responsável pelo acompanhamento das famílias residentes na área de abrangência da UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Bento do Recreio, permitirá o mapeamento da população daquela região, e identificação de suas necessidades e carências, garantindo assim melhor atendimento. Este sistema de gestão, já adotado pela maioria dos países europeus, é incentivado pelo Ministério da Saúde, que vê nele uma solução para a humanização do atendimento.

"Posteriormente, atendendo determinação do prefeito Clayton Machado, levaremos o programa para outras regiões da cidade", acrescenta a secretária de Saúde.

Ação Saúde - Em sua quarta edição, o projeto "Ação Saúde" foi, mais uma vez, um sucesso, no bairro São Bento do Recreio, com a participação de mais de 400 pessoas, segundo Dra. Cristina. A atividade foi realizada em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, que promoveu na escola Bazar Itinerante e cadastramento das famílias para a Campanha de Inverno "Aquecendo A Quem Tem Frio, Aquecemos Nosso Coração".

Os moradores tiveram a oportunidade de realizar teste de detecção de diabetes, controle de pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), além de receberem orientação em saúde bucal, do programa de prevenção ao tabagismo, conscientização sobre dengue e febre maculosa. A programação contou ainda com atividade artística, de lazer e esportiva, com apoio das secretarias da Educação, Cultura e Turismo e Esportes e Lazer.