24 MAI 2013
Comunidade valinhense participa ativamente da 3ª Conferência Municipal das Cidades

A Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura de Valinhos, ficou lotada nesta terça-feira, 22, na abertura da 3ª Conferência Municipal das Cidades. Além de populares e líderes de diversos segmentos da sociedade civil, participaram do evento o prefeito Clayton Machado, secretários municipais e os vereadores Popó e Edson Batista (ambos PSDB).

A conferência em âmbito municipal tem o tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já". Está na terceira edição em Valinhos e na quinta em nível nacional, e terá continuidade nesta 5ª e 6ª feira, dias 23 e 24, a partir das 19 horas, no mesmo local. A ação é o primeiro passo para as discussões de propostas que serão levadas à etapa estadual, cuja Conferência está prevista entre julho e setembro, e à Conferência Nacional, em novembro.

Em Valinhos, é realizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e de Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação da Comissão Preparatória Municipal.

Durante a abertura, Clayton disse que, apesar da Conferência ter sido organizada em pouco tempo espaço de tempo, com as dificuldades de um início de governo, fez questão de que a ação, facultativa aos municípios, fosse promovida diante da importância da troca de informações entre o poder público e a sociedade.

"Esta é uma noite especial. Tem muita gente aqui presente representando os conselhos, setores da sociedade para uma importante reunião de trabalho. A conferência permite que os municípios se amadureçam e envolvam toda a comunidade em uma chamado para o crescimento da cidade. Daqui sairão 12 delegados que representarão Valinhos na etapa estadual e esperamos que representem o município à altura, fazendo a diferença", falou o prefeito.

Grupos de trabalho - No primeiro dia do evento houve a apresentação da palestra "Planejamento Urbano", ministrada pelo secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Paulo Bandina, seguida de rodada de debates com grupos de trabalho que fizeram propostas sobre a criação de planos diretores nas áreas viárias e espaços livres (áreas de lazer), além de sustentabilidade urbana e meio ambiente.

Já nesta quinta-feira, às 19 horas, será a vez do vice-prefeito e presidente do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos), Luiz Mayr Neto, proferir a palestra "Raio X da cidade", seguida de um debate com os grupos de trabalhos. No último dia do evento, nesta sexta-feira, dia 24, às 19 horas, o diretor de Divisão de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura, Jorge Torrezin, ministrará a palestra "Inserção Metropolitana de Valinhos". Após, os grupos também se reunirão para debater o tema.

A realização de conferências municipais no Brasil todo é norteada pelo ConCidades (Conselho das Cidades), órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades, e que tem por finalidade estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. É um instrumento para a garantia da gestão democrática sobre assuntos referentes à promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Missão - A temática da Conferência "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já," foi proposta pelo Conselho Nacional das Cidades, com a missão de focalizar a discussão na área de habitação, mobilidade e saneamento, indispensáveis ao desenvolvimento urbano, e estimular a participação da sociedade em cada município para, em conjunto, apresentar soluções que melhorem a vida de todos.

A Conferência Municipal caracteriza-se por um espaço de interação e diálogo entre representantes do Poder Público local e a população. Trata-se de um espaço para debate de questões territoriais e elaboração de propostas importantes para o desenvolvimento dos municípios.