24 MAI 2013
"Sábado Mania" é destaque do calendário festivo de Valinhos

A população valinhense será contemplada neste sábado, dia 25, com um presente especial em comemoração aos 117 anos de Valinhos: um dia inteiro com muito esporte, diversão e lazer proporcionado pelo projeto "Sábado Mania", no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", a partir das 10 horas da manhã.

O projeto é realizado pela EPTV Campinas, com apoio do SESI e da Prefeitura de Valinhos e é um pedido do prefeito Clayton Machado aos organizadores da ação para integrar a programação de aniversário do município. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas usufruam de dezenas de atividades de lazer e serviços oferecidos gratuitamente, que inclui show especial de encerramento com a Banda do Brejo.

No "Sábado Mania", os moradores da cidade poderão aproveitar um dia inteiro de diversão e serviços, para toda a família. "Estamos disponibilizando as várias estruturas da Prefeitura em parceria com a EPTV e o SESI, para que tudo saia bem e as famílias se divirtam neste dia especial e em comemoração aos 117 anos de elevação à categoria de Distrito de Paz, alusivos ao dia 28 de maio", destaca o prefeito Clayton.

O Fundo Social de Solidariedade também participará da ação sendo responsável pela área de alimentação em prol dos projetos sociais do órgão. Já o Grupo dos Escoteiros de Valinhos participará dando apoio às várias atividades programadas.

Diversão - Entre os serviços programados e que serão oferecidos gratuitamente na área de saúde estão medição de pressão arterial, teste de glicemia, medição de peso e altura, cálculo de Índice de Massa Corpórea, dicas de nutrição, avaliação odontológica e escovódromo.

Quem passar pelo Parque Municipal poderá aproveitar a chance para cortar os cabelos de graça, assim como tirar RG (1ª via, até 16 anos de idade) e Carteira Profissional (acima de 14 anos) dentro dos serviços do Poupa Tempo.

O Procon, ligado à Prefeitura, vai fazer atendimento especial aos consumidores que precisarem de informações, dicas ou mesmo fazer reclamações nas relações de consumo. O posto avançado funcionará ao lado da unidade do Poupatempo.

Além disso, a garotada poderá se divertir em 11 brinquedos infláveis, com pintura artística facial e escultura de bexigas, oficina de brinquedos recicláveis com jornal, revista, crepom e cola.

Os adultos também terão a oportunidade de se entreter em várias oficinas de artesanato, como confecção de flores de tecido, vaso bexiga e colar sustentável, e a promovida pela ONG (Organização Não Governamental) Trilhos do Jequitibá, de Jaguariúna, que levará o projeto "Eu vejo flores em você".

A ONG trata de forma lúdica o combate à Dengue por meio da confecção de peças de artesanato com terra de formigueiro desativado e plantio de Crotalaria Juncea, planta que atrai a Libélula, uma predadora natural do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Programação - Outro destaque da programação para toda a família são os jogos de mesa. Todos poderão se divertir com tênis de mesa, dama e xadrez. Haverá ainda apresentações de Judô, Karatê e Taekwondo, além de espaços destinados à prática de voley, futebol e tênis de campo.

A programação cultural preparada também é rica e inclui exposição de vídeo-arte da 30ª Bienal de São Paulo, Hora do Conto e apresentações e shows no palco próximo ao Pavilhão de Frutas do Parque Municipal.

Entre as atrações, sujeitas a alterações, estão a Corporação Musical de Valinhos, teatro e dança dos alunos da Faculdade Aberta da 3ª Idade da FAV (Faculdades de Valinhos), apresentações de grupos de dança do Centro Cultural "Vicente Musselli" (ballet, jazz, Street Dance, contemporânea), grupos Zumba e Kalahari, Dança do Ventre (Grupo Luz do Nilo), Esquete (número com palhaços), das academias de dança Ligia Loschi, Viva Arte, Spaço D e Country Club.

Também se apresentarão a dupla Bruno e Camila (participantes do The Voice Brasil), a academia Shaolin de Kun-Fu, grupos do Centro Cultural que tocarão escaleta e violão e farão roda de capoeira, e a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos. A programação será finalizada com um show imperdível da Banda do Brejo, por volta das 16 horas. A banda valinhense, formada no início dos anos 70, relembrará grandes sucessos.

Reunião - No último dia 10, foi realizada na Prefeitura mais uma reunião entre os organizadores e representantes das secretarias municipais que darão suporte ao evento. Na oportunidade, foram definidos os últimos detalhes da programação e segurança das atividades a serem promovidas para que este sábado especial seja uma grande recordação das comemorações do aniversário do município.

Entre os presentes, além de secretários e diretores municipais, estavam os representantes da EPTV, o consultor Ernesto Calixto e o responsável pela Divisão de Programação da Emissora, João Veríssimo, além do diretor do SESI, Paulo Sérgio Casati.