20 MAI 2013
Prefeito Clayton sanciona lei que obriga "teste do coraçãozinho" nos recém-nascidos

O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, sancionou Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal que dispõe sobre a realização do teste do coraçãozinho (oximetria de pulso) nos recém-nascidos em todos os hospitais e as maternidades instalados no município.

De indicação do vereador José Pedro Damiano, que é médico pediatra e ex-secretário municipal de Saúde, o exame, indolor, mede os níveis de oxigênio no sangue do recém-nascido e pode detectar alguma cardiopatia congênita.

Segundo o autor projeto, o exame de oximetria de pulso deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém nascidos. "O novo exame será efetuado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar", explica Damiano.

De acordo com um balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, a cada mil recém-nascidos vivos, até dois apresentam doenças cardíacas que podem ser diagnosticadas através do exame.

Saiba mais - O teste do coraçãozinho pode até salvar a vida de bebês que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se, na verdade, de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. O lado bom: leva menos de 5 minutos. Geralmente, um a cada 130 bebês pode apresentar alterações cardíacas congênitas, como buracos entre as câmaras do coração e defeitos na válvula cardíaca.

Em algumas maternidades no Reino Unido, o teste do coraçãozinho possibilitou a detecção de 75% das alterações cardíacas. Juntamente com outros métodos pré e pós o nascimento, como ultrassonografia e ecocardiograma, a probabilidade de detecção subiu para 92%.

O problema é que esse teste é pouco difundido no Brasil. O Hospital São Luiz, em São Paulo, é um dos poucos que realiza exames desse tipo. No entanto, caso os pais queiram que o filho seja submetido ao exame, o pequeno necessita de atestado médico antes de chegar aos testes.

A descoberta precoce de problemas cardíacos congênitos é muito importante para a realização de cirurgias rápidas e precisas. Sem esse teste o bebê pode receber alta sem que as anomalias congênitas do coração fossem encontradas, o que poderia agravar sem auxílio médico.

Alguns hospitais no Brasil já realizam esse teste. Pergunte e peça para o seu médico a realização da triagem neonatal completa com os testes do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho.