20 MAI 2013
Prefeitura e CCR AutoBan trazem projeto "BuZum!" para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo", promoveu em parceria com a CCR AutoBan nos últimos dias 16 e 17, o projeto itinerante "BuZum! Com o Mundo Português". A ação integrou a programação de comemoração dos 117 anos de Valinhos neste mês de maio e foi realizada no estacionamento da Biblioteca Pública Municipal "Mário Corrêa Lousada", beneficiando mais de 300 alunos, entre 6 e 11 anos, da rede municipal de ensino.

Um ônibus adaptado com som, luz, bancos e ar-condicionado foi palco para seis apresentações de teatro infantil que usaram a linguagem do Teatro de Bonecos para que todos embarcassem em histórias que ultrapassavam os limites do tempo, da geografia e da história.

A peça "Mundo Português" contou de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo com sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobriram a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada globalização já começou há séculos. Os bonecos saiam das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias em sua chegada ao Brasil.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a promoção do projeto em parceria com a CCR AutoBan foi mais uma importante ação promovida pela Secretaria dentro das melhorias e novos projetos que passaram a ser realizados na administração do prefeito Clayton Machado para o fomento da Cultura.

Para o diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri, responsável pela Biblioteca, o projeto "BuZum!" chegou a Valinhos neste mês de maio juntamente com uma série de ações em desenvolvimento na Biblioteca visando a melhoria do atendimento aos usuários e o incentivo à visitação deste importante espaço cultural.

"Este projeto veio ao encontro da ampliação dos trabalhos de incentivo à leitura e cultura voltados aos alunos da rede municipal. Também integrou a nossa parceria com as secretarias da Educação e de Transportes e Trânsito, dentro do programa municipal de Educação para o Trânsito", explicou o diretor Fabrício que destaca o apoio dos representantes da CCR AutoBan em contemplar o município com o projeto, entre eles, a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Marta Calha, que esteve recentemente apresentando-o à Secretaria de Cultura e Turismo.

O Projeto

Nos dois anos em que está na ativa, e duas mil apresentações na bagagem, o projeto "BuZum!" conta com um público de mais de 100 mil crianças em mais de 50 cidades. Nos meses de abril e maio, o projeto passou por Cajamar, Franco da Rocha, Várzea Paulista, Jundiaí, Perus, Itupeva, Limeira, Cordeirópolis, Campinas, Hortolândia e Sumaré.