20 MAI 2013
Projeto "Caminhos da Leitura" trouxe diversas atividades culturais a Valinhos

O CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa", em Valinhos, recebeu entre os dias 16 e 19, o projeto "Caminhos da Leitura", em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. O prefeito Clayton Machado esteve na abertura do evento que também contou com a participação de estudantes da rede municipal de ensino.

A Feira do Livro Itinerante, como é conhecido o projeto, trouxe ao município uma série de atividades culturais gratuitamente à população, que incluiu oficinas de origami, palestras com autores renomados, contação de história, sessão de filmes, além de apresentações culturais.

Outro destaque no acervo móvel foi a biblioteca do programa Esquenta (TV Globo), com livros doados e autografados pelos convidados da atração. A programação contou também com oficina de origami, um bate-papo sobre "Integração Social-Cyber Bullying e Bullying" com a autora de diversos livros infantis e juvenis Patrícia Engel Secco, dentre outras atividades, além dos debates "A língua? É minha!" e "Onde nasce a palavra?", comandados pela autora e poetiza Regina Gulla.

No sábado (18) a população também teve a chance de se divertir com muita contação de história apresentada pela professora Lis Nasser. Encerrando sua passagem por Valinhos, o Caminhos da Leitura se despediu no domingo com a apresentação musical da Orquestra de Viola de Cultura Caipira.

Segundo o secretário Wilson Ventura, a vinda do projeto à Valinhos foi inédita e a população, de várias faixas etárias, pôde usufruir gratuitamente das várias atividades oferecidas durante os quatro dias. "Buscamos trazer para a nossa cidade esta importante ação que é o Caminhos da Leitura, um rico movimento cultural que promove o acesso ao livro por meio de feira do livro, debates, palestras, oficinas, filmes e apresentações culturais, e que circulará por dezenas de cidades do País", diz.

A iniciativa promovida em parceria com a administração do prefeito Clayton Machado, foi apresentada pelo Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro. Tem como realizadora a Infinito Cultural, o patrocínio da Arteris e Pernambucanas, além dos apoios dos Correios, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Abrelivros. Ao todo, nas 30 cidades por onde o Caminhos da Leitura passará, o projeto pretende receber mais de 500 mil brasileiros, que terão acesso a cerca de 4,2 milhões de livros e a mais de 5.000 horas de programação cultural.

Atividades

Durante os quatro dias, o CACC contou com vários espaços que abrigaram as diversas atividades. Expositores locais e nacionais disponibilizaram no "Pátio dos Livros", exemplares para venda. O acervo incluiu obras atuais, além de livros com preços mais acessíveis para os frequentadores. No "Bate-papo na Estrada", escritores de renome nacional e regional fizeram debates literários e sessões de autógrafos para o público. Já o "Estacionamento infantil", uma área especial para as crianças, contou com oficinas de ilustração e poesia, peças infantis e contadores de histórias.

Os professores também puderam apreciar novos conteúdos literários na "Oficina do professor", um espaço reservado para o acesso a novos títulos e oficinas com autores e apresentação de editoras. No "Cine Livro", o espaço foi garantido para a projeção de filmes com temas baseados em livros e escritores.