07 MAI 2013
Transporte Coletivo: Conselho rejeita tarifa de R$ 3,57 e delibera por R$ 3,30

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 2, no Paço Municipal, o Conselho Municipal de Transportes rejeitou o pedido de reajuste de 18% na tarifa do transporte coletivo municipal em Valinhos solicitado pela permissionária, a empresa Rápido Luxo Campinas. Se fosse aprovado o pedido original, o valor passaria a ser de R$ 3,57. Atualmente a tarifa é de R$ 3.

"Analisando a proposta feita pela empresa, de R$ 3,57, o Conselho entendeu que a elevação de cerca de 18% seria muito onerosa para a população. Diante disso, foi aprovada a proposta da própria Secretaria de Transportes e Trânsito que calculou, por meio de uma revisão da planilha de custo, reajuste de 10%, o equivalente a R$ 3,30", explica o secretário José Almeida Sobrinho.

O valor de R$ 3,30 já é aplicado em outras cidades operadas pela Rápido Luxo, como Campinas. O mesmo valor também é praticado, por exemplo, em São José dos Campos e Mogi das Cruzes. O último reajuste em Valinhos havia sido autorizado em 18 de janeiro de 2012.

Exigências - A decisão do Conselho agora será encaminhada ao Chefe do Executivo que deverá decidir sobre a concessão do reajuste. Junto com a autorização de 10% de reajuste, o Conselho deliberou pela necessidade de ampliar de 36 para 40 o número de ônibus em operação, além de mais três veículos reservas, totalizando 43.

"Na minha opinião o preço é justo em razão da elevação dos custo do serviço que incluem dois aumentos de óleo diesel este ano, de salários, e a mudança na legislação federal que regulamentou a profissão de motorista causando mais ônus para o empregador", analisa o secretário.

O secretário também informa que o reajuste visa proporcionar condições para que a empresa atenda uma série de reivindicações feitas pela Secretaria de Transportes e Trânsito para a melhoria dos serviços. Dentre essas reivindicações, já foram atendidos os pedidos de renovação de frota e adequação de linhas.

Uma nova licitação para a escolha da empresa concessionária também já está em estudos na Prefeitura de Valinhos. O novo processo licitatório terá como principal exigência transporte público de qualidade.