30 ABR 2013
Prefeitura de Valinhos e Rota das Bandeiras firmam acordo para projetos de inclusão digital

A Administração Municipal fará a assinatura de um termo de cooperação com a Concessionária Rota das Bandeiras, para o desenvolvimento de dois programas de responsabilidade social da empresa: o "Caia na Rede" e o "Rota da Educação". A assinatura será no próximo dia 8, quarta-feira, às 17 horas, na sala "Ivan Fleury Meirelles", na Prefeitura, com a presença do prefeito Clayton Machado, de representantes da empresa e secretários municipais.

Segundo a concessionária, que administra na região o anel viário Magalhães Teixeira e Rodovia Dom Pedro I, o projeto "Caia na Rede" visa à inclusão digital, com o oferecimento de cursos de informática. Na parceria, a empresa oferecerá seis laboratórios de informática e a capacitação dos monitores. Em contrapartida o município cederá espaços públicos, monitores, projetores multimídia e impressoras, além de organizar e executar os cursos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Pricila Nucci, da rede municipal, cinco desses laboratórios serão instalados nas escolas Dom Bosco, no Jardim São Marcos; Governador André Franco Montoro, no bairro Bom Retiro; Horácio de Sales Cunha, no bairro São Bento; Tomoharu Kimbara, no bairro Macuco; e Vice-Prefeito Antonio Mamoni, no Jardim Figueiras. O sexto laboratório irá para a Biblioteca Municipal. As atividades serão viabilizadas por meio de parceria entre as secretarias da Educação, de Desenvolvimento Social e Habitação e Cultura e Turismo.

O segundo programa é o "Rota da Educação", voltado para a educação no trânsito entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O piloto do projeto acontecerá para 200 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental das escolas Govenador Orestes Quércia, no Jardim Paraíso, e Heloísa Carvalho Crissiuma, no Jardim São Marcos. A cada ano o projeto deverá ser ampliado para as séries seguintes e acompanhará esses mesmos alunos desde o 1º até o 5º ano.

Esse projeto acontecerá em parceria também com a Secretaria de Transportes e Trânsito através de suas ações de Educação para o Trânsito. Por parte da Concessionária será oferecida a capacitação dos professores, o acompanhamento do programa, material apostilado para alunos e de suporte para professores e ainda conteúdo digital sobre o tema.