30 ABR 2013
Valinhos é destaque com arbitragem e atleta no Arnold Classic Brasil 2013

Valinhos deixou suas marcas na Arnold Classic Brasil 2013, feira multiesportiva do astro do cinema e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que agitou o Rio de Janeiro no fim de semana passado.

O atleta valinhense Kaíque Balesteros, da Luta de Braço, ficou entre os 10 melhores classificados da categoria, que teve como árbitros Mauro Páscoa e Andrei Dias, também de Valinhos, assim como o locutor oficial das disputas da modalidade, Paulo Sabioni "Periquito", secretário de Esportes e Lazer, que cedeu a mesa utilizada nas competições.

Pascoa e Dias arbitraram todas as disputas da Luta de Braço do evento, realizado pela primeira vez na América Latina, entre os dias 26 e 28 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro e atraiu um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas por dia de competição.

A Luta de Braço teve a esperada revanche na categoria feminina. Com arbitragem de Mauro Pascoa, a brasileira Gabriela Vasconcelos ganhou por 5 a 1 a sueca Sarah Backman, que havia vencido na disputa anterior, realizada em outubro na Espanha. A melhor de três deve acontecer na Polônia. Na categoria masculina, o valinhense Kaíque Balesteros ficou entre os 10 melhores colocados.

Além da Luta de Braço, o Arnold Classic Brasil teve 12 competições esportivas. Jiu Jitsu, Karate, Luta Olímpica, Powerlifting, Bodybuilding Amador, Dança de Salão, Bike e Remo Indoor, Pole Dance, que participou pela primeira vez nesta edição com o Pan-Americano, dividido em quatro categorias femininas: Amador e Profissional Brasileiro e Amador e Profissional Américas.

O Brasil sediou pela primeira vez uma competição de Strongman Profissional (Massa e Bruta). Ainda pouco conhecido no País, o esporte exige força e superação absoluta, e atraiu competidores de diversas partes do mundo, como Brian Shaw, Jerry Pritchett e Mike Burke (Estados Unidos); Hafbór Júlíus Bjornsson (Islândia); Krzysztof Radzikowski (Polônia); e Mark Felix (Inglaterra).

Outra grande atração foi o Pro Men & Pro Fitness Arnold Classic Brasil, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil. O campeonato internacional recebeu 23 atletas fisiculturistas, entre os melhores do mundo, dois quais dois brasileiros.